quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

União Africana



                            Cyril Ramaphosa eleito presidente para 2020

Bissau, 14 fev 19 (ANG) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, foi eleito presidente da União Africana (UA) para o ano 2020.
A eleição dos novos membros da Mesa dos chefes de Estado da UA anunciada durante a cerimónia de abertura da cimeira, domingo, foi feita pelos embaixadores da UA acreditados em Addis Abeba.
O actual presidente ,  Fattah Al-Sisi, o Presidente 2020 e a Mesa da cimeira formará o que é agora é conhecido sob o nome de Troika.

O recém-eleito Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Felix Tshisekedi, é o segundo vice-presidente, enquanto o Presidente nigerino, Mohammadou Issoufou, passarão a ser o terceiro vice-presidente, como representante da África Ocidental.

O presidente cessante e chefe de Estado do Rwanda, Paul Kagamé, será o relator, segundo a planificação feita pelo decano do corpo diplomático, em Addis Abeba.
Os líderes e representantes dos 55 estados-membros da organização pan-africana debateram a concretização da Zona de Comércio Livre, Mercado Único de Transportes Aéreos, Livre circulação de pessoas e Passaporte Africano.
E reelegeram a  chefe da diplomacia queniana, Monica Juma  para o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, órgão para a prevenção, gestão e resolução de conflitos. O Quénia obteve 37 votos e disputava o lugar com a Etiópia e o Sudão.ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário