terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Legislativas 2019


           CNE pede correecção de omissões nos cadernos eleitorais

Bissau, 05 fev 19 (ANG) - A Comissão Nacional de Eleições (CNE)  advertiu em comunicado, o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral para corrigir as omissões dos cadernos eleitorais em "tempo útil".
"Preocupado com determinadas situações e ou omissões constatadas no decurso de afixação dos cadernos eleitorais provisórios, (o Secretariado Executivo da CNE) exorta o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) para tomar todas as diligências técnicas necessárias de forma a corrigir tais omissões em tempo útil, tendo em atenção o período de inalterabilidade dos cadernos eleitorais", refere o comunicado.
 O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral iniciou a 25 de Janeiro a afixação dos cadernos eleitorais provisórios e iniciou o atendimento de reclamações para a correcção de dados nos cartões de eleitor e a recolha de impressões digitais em falta no país e na diáspora.
 Os partidos têm denunciado que os cadernos eleitorais  não foram afixados em todas as zonas do país e na diáspora e que, por consequência, as pessoas não têm conseguido apresentar as suas reclamações.
No comunicado, a CNE apela também aos potenciais eleitores para se dirigirem aos locais onde se recensearam para "efeitos de confirmação dos seus nomes nos cadernos provisórios e para casos eventuais proceder a reclamação e correcção devida das anomalias constatadas".
Segundo a lei eleitoral da Guiné-Bissau, as reclamações aos cadernos eleitorais provisórios decorrem durante um período de 15 dias, neste caso, até quinta-feira.
As eleições legislativas estão previstas para o próximo dia 10 de março, e o Supremo Tribunal de Justiça já afixou, a titulo provisório, a lista de candidatos à deputados dos 24 partidos que se apresentaram à esta instância judicial para legalização de suas participações no próximo pleito eleitoral. ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário