quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Eleições legislativas


Sondagem da ANIGB volta a beneficiar  ao PAIGC

Bissau,14 Fev 19 (ANG) – A Associação Nacional dos Inquiridores da Guiné-Bissau (ANIBG), voltou a dar, pela segunda vez, vitória ao Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC) nas intenções de voto para as próximas eleições legislativas previstas para o dia 10 de Março próximo.

Segundo os resultados da sondagem eleitoral desta organização entregue terça-feira à redacção da Agência de Notícias da Guiné, o PAIGC figura na primeira posição com 43,8 por cento das intenções de voto, seguido pelo Partido da Renovação Social (PRS) com 22,9 por cento, o Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) na terceira posição 20,3 e Assembleia do Povo Unido- Partido Democrática da Guiné-Bissau (APU-PDGB) com 7,7por cento.

Os restantes partidos, de acordo com Associação Nacional dos Inquiridores da Guiné-Bissau deverão conquistar entre 2,3 e 0,2 por cento de intenções de voto dos guineenses.
Comparativamente aos inquéritos  publicados pela mesma organização a 19 de novembro de 2018, denota-se uma queda de 14,9 pontos porcentuais do PAIGC, e subidas, sobretudo do MADEM G-15, de 18,9 pontos porcentuais e de 4,7 pontos porcentuais do PRS, nas intenções de voto.

Para os três em novenbro do ano passado, num universo de 465 inqueridos contra os actuais 923, as intensões de voto eram de 58,7 por cento para o PAIGC , 17,6 por cento para o PRS e 11,4 por cento para o MADEM G-15.

A nota indica que o nível de confiança para o presente  inquérito é de 95 por cento com uma margem de erro de mais ou menos de 2,5 por cento.

De acordo com ANIGB foram seleccionados 923 pessoas de ambos os sexos com idades a partir dos 18 anos, distribuídos pelas regiões em conformidade com a percentagem da população masculina e feminina dessas localidades, com base no recenseamento populacional de 2009 e a projecção da população global de 2017 ,feita pelo Banco Mundial.
Quanto aos partidos, a organização indica ter em conta a lista dos 24 partidos políticos que apresentaram as suas candidaturas no Supremo Tribunal de Justiça.

A ANIGB ressalva no documento que a diferença entre o segundo e terceiro é muito pequena podendo facilmente os resultados no dia do voto serem alterados.

Refere  que a APU-PDGB ficou em primeiro lugar na região de Tombali e o PAIGC em todas as restantes. 

ANG/LPG/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário