quinta-feira, 2 de outubro de 2014

ANP


Colóquio sobre 20 anos da Democracia inicia trabalhos

Bissau, 02 Set 014 (ANG)- O Presidente da Assembleia Nacional (ANP), Cipriano Cassama presidiu hoje a cerimonia de abertura do Coloquio subordinado ao tema “20 anos de Democracia, Balanço e Desafios” que deve  decorrer durante três dias, em Bissau.

Falando perante assistência cheia da sala de reuniões da ANP, Cassama disse que o evento” vai servir para os guineenses analisarem este período, descreverem aspectos negativos e positivos assim como perspectivarem a vida política do país.

O Presidente da ANP referiu que muitos acontecimentos foram registados, alguns  positivos e outros  menos positivos mas os guineenses, sempre ao lado dos seus parceiros e da Comunidade Internacional, souberam ultrapassa-los numa caminhada conjunta.

Destacou que várias sublevações à ordem constitucional que ocorreram não produziram efeitos positivos pelo contrário complicaram o percurso normal do processo democrático e o relacionamento do país com os parceiros e a Comunidade Internacional.

Para o Primeiro-Ministro, a iniciativa deste colóquio é um contributo importante para estender a história recente da Guiné-Bissau e tem ainda maior relevo quando se realiza durante o período que marcou as celebrações do aniversário de Amílcar Cabral, o fundador da Nação Guineense e Cabo-verdiano.
Domingos Simões Pereira precisou que a história da Guiné-Bissau está ligada à criação e  evolução da Organização da Unidade Africana, ao movimento da libertação dos países africanos e à forma como actuou o PAIGC para a libertação da Guiné-Bissau.

 Referiu que os últimos vinte anos deste país foram marcados pelo advento da democracia mas sempre adiado por períodos cíclicos de instabilidade e violência que não têm permitido a sociedade e as populações beneficiarem de um clima propício à uma vivência e convivência que se deseja de harmonia.

 O Colóquio, segundo Dam Iala Barançä, seu presidente, vai permitir aos guineenses reflectirem sobre seus problemas e apontarem soluções que visam  melhorar o sistema político do país rumo a unidade nacional,  reconciliação,  paz e o desenvolvimento.

Ovídeo Pequeno, representante da União Africana em Bissau disse que a organização está atento  ao desenrolar das actividades políticas na Guiné-Bissau.

Sublinhou que as iniciativas de género são encorajadoras uma vez que os parceiros assim como a Comunidade Internacional sempre recomendam que são os próprios guineenses que devem decidir o destino do país.

Em nome do corpo diplomático, o Embaixador de Cuba em Bissau, Elis Alberto Gonzalez Polanco, disse congratular-se  com a iniciativa “pois ela foi protagonizada por Amílcar Cabral na realização do Congresso de Cassaca para definir a melhor estratégia de luta de libertação nacional”.

Polanco assegurou que a Comunidade Internacional vai continuar a apoiar os esforços das autoridades de Bissau para o bem estar do povo.

Em representação de Miguel Trovoada, representante Especial do Secretário-geral da ONU, Marcos Carmangholi  reiterou a continuidade do apoio da  ONU  a Guiné-Bissau nos seus esforços de estabilização política do país.

Para os debates de hoje são agendados temas como:  “o Estado,  prática política e  ideias”, a ser orado pelo Primeiro-Ministro Domingos Simões Pereira,  tendo o Deputado Sola N´quilim como moderador.

O segundo tema,” As Forças Armadas no Estado de Direito Democrático: que reformas”, um tema  a ser orado pelo  General Daba na Walna e sob a moderação do advogado,  Armando Mango.

O Terceiro tema , “Desenvolvimento económico: nossas possibilidades” a ser orado por Paulo Gomes, do Instituto Bentem, com a moderação do advogado Carlos Pinto Pereira.
“A responsabilidade financeira e o controlo das contas públicas” vai ser o quarto tema e será orado pelo docente universitário, Eugénio Moreira

E o ultimo tema é  “Desenvolvimento Sustentável e “maldição dos Recursos Naturais “,  e vai  ser orado por Nelson Dias, Representante da UICN em Bissau.

ANG/ AI/SG

   

Sem comentários:

Enviar um comentário