terça-feira, 7 de outubro de 2014

Economia


DGA promove formaçäo  sobre TEC da CEDEAO

Bissau,07 Out.14 (ANG) - A Direcção-geral das Alfândegas (DGA) iniciou hoje um ateliêr de formação sobre a Tarifa Externa Comum (TEC) da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) com duraçao de três dias.

O evento é financiado pela Cooperação Alemã e organizada conjuntamente pela CEDEAO e a Administração Aduaneira da Guiné-Bissau.

Na cerimónia de abertura, o director-geral das Alfândegas disse que a TEC CEDEAO será fundamental na implementação de uma união forte na sub-região e também na consololidação da Política Comercial Comum, tendo em conta o estabelecimento de  um novo acordo de parceria com a União Europeia, “daí a unificação das nossas taxas”.

Francisco Rosa Cá explicou ainda que objetivo principal deste ateliêr é de formar e sensibilizar os agentes aduaneiros, operadores económicos e despachantes oficiais sobre a importância da TEC CEDEAO para a sub-região.

 “ Esta formação irá permitir de uma forma clara e específica, alertar os agentes aduaneiros e operadores económicos sobre o papel e suas contribuições na implementação desta grande obra regional em termos de pauta aduaneira comum dos 15 países membros da sub-região”,aclarou  Rosa Cá.

Francisco Cá anunciou que o novo estatuto orgânico será publicado brevemente e que irá acelerar o processo de implementação do plano estratégico que coincidirá com a entrada em vigor da TEC CEDEAO.

Aquele responsável destacou que os beneficiários diretos deste trabalho é a Guiné-Bissau e outros países membros da união atrvés da comissão da CEDEAO.


ANG/JD/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário