quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ensino Publico

Governo e sindicatos chegam a acordo  para arranque do ano escolar

Bissau,16 Out 14 (ANG) - O Governo e os dois sindicatos do sector do ensino da Guiné-Bissau, chegaram a um consenso para que as aulas referentes ao  ano lectivo 2014/15, iniciassem no próximo dia  20  nas escolas publicas.

Em declarações exclusivas à ANG, o Presidente do Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF),Laureano Pereira da Costa afirmou que já foram reunidas todas as condições técnicas  para o arranque do ano lectivo 2014/2015, já no próximo  dia 20 do mês em curso.

 Pereira da Costa  acrescentou que neste momento estão a ser distribuídos os horários aos professores, a serem feitas a  legalização das matrículas de alguns alunos que ainda não a fizeram para  que os docentes possam retomar os seus postos de serviços.

“Apesar de todas essas condições criadas para o arranque das aulas, há infraestruturas escolares que não poderão  iniciar nesse mesmo dia tendo em conta o estado de degradação em que se encontram.  

Aquele dirigente Sindical acrescentou que essas escolas só poderão iniciar o ano lectivo 2014/2015 provavelmente no final  de Novembro.

Perguntado sobre  a recente reivindicação dos sindicatos dos professores em qual os docentes declararam que só vão para a sala de aulas se os salários em atraso dos professores contratados e doentes forem regularizados, Laureano Pereira da Costa respondeu que, no encontro que mantiveram com  o novo  executivo, este  mostrou-se  interessado  em satisfazer a referida reivindicação. 
  
Pereira da Costa adiantou que o Governo tomou o engajamento de pagar os salários em atraso dos 64 professores doentes e 61 docentes proveniente da região de Oio.
E disse que os restantes professores cujas categorias não foram mencionadas, também  serão incluídos neste processo de pagamento. ANG/PFC/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário