sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CEDEAO

Blaise Compaoré anuncia demissão
Bissau, 31 Out 14(ANG) - O presidente do Burkina Fasso, Blaise Compaoré, anunciou sua demissão nesta tarde (31), por meio de um comunicado na sequência da revolta popular.

Blaise Campaoré
Ele ocupava o cargo há 27 anos. O chefe do Exército do país, o general Honoré Traoré, já assumiu a presidência burquinense.

“Para preservar a democracia e a paz social, declaro que a presidência está vaga. O objetivo é permitir a adoção de um governo de transição”, declarou Compaoré no documento.

Quinta-feira a noite (30), em um pronunciamento na televisão, Compaoré propôs empreender um diálogo para uma transição democrática, mas garantiu que não renunciaria.

A população foi às ruas quinta-feira para protestar contra o projeto de Campaoré de mudar a Constituição e ficar mais 15 anos no poder. A Assembleia Nacional foi invadida e incendiada, a Televisão Pública foi tomada por manifestantes e houve troca de tiros ao redor da sede da presidência. Pelo menos 30 pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas.

O anúncio da demissão do presidente burquinense também foi feito pelo coronel Isaac Zida na principal praça da capital Uagadougou, a Praça da Nação. Milhares de manifestantes, que exigiam a renúncia de Camparoé, estavam reunidos no local. “Fora, Blaise!”, gritavam os participantes do protesto.

A oposição, encabeçada por Béné Wendé Sankara, também não viu com bons olhos a ação do Exército. Os opositores querem que o governo de transição seja encabeçado pelo general da reserva e ex-ministro da Defesa, Kuamé Lugué, e não pelo chefe do Estado Maior, Nabéré Honoré Traoré, que liderou o movimento de quinta-feira.

A França aprovou a demissão do presidente e fez um apelo pela realização rápida de eleições. “O presidente François Hollande é solidário às vítimas da violência nos últimos dias e pede calma e controle de todos os envolvidos”, diz o comunicado do Palácio do Eliseu. 

ANG/RFI
 




Sem comentários:

Enviar um comentário