segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Combate ao tráfico de drogas



ONUDC promove acçöes de capacitação de deputados e técnicos da ANP

Bissau, 24 Out 14 (ANG)- O Governo da Guiné-Bissau em parceria com a Agência das Nações Unidas de Luta Contra a Droga (ONUDC) organizaram hoje uma acção de formação em matéria de combate à drogas para os técnicos e deputados da Assembleia Nacional Popular (ANP).

Ao presidir a cerimónia de abertura, o primeiro vice-presidente da ANP, Inácio Correia disse que o encontro visa disponibilizar aos deputados e tecnicos do parlamento  informações necessárias para uma melhor abordagem legislativa,  seguimento e fiscalização da política do governo sobre a droga e crime organizado.

Inácio Correia assegurou que compete ANP criar um ambiente político favorável para o combate, sem tréguas, do narcótico e crime internacional, e que para o efeito, o hemiciclo precisa de ter acesso às vias de informaçäo junto dos parceiros sobre o fluxo de drogas na Guiné-Bissau.

Segundo o representante especial adjunto do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, Marcos Carmignani,  o crime organizado e tráfico de drogas prosperam em evidências de fraca governação, destruindo economias e instituições do Estado, gerando a corrupção e impedindo o desenvolvimento social.

Por isso,, acrescenta,  a resposta deve ser partilhada, visto tratar-se de  uma questão transnacional.

“Apenas uma solução regional pode combater este flagelo.Neste sentido as Nações Unidas continuam a mobilizar os parceiros para apoiar a Guiné-Bissau”, disse.

Por sua vez, o representante regional da ONUDC, Pierre Lapaque considerou que a iniciativa representa uma oportunidade para se credibilizar a Guiné-Bissau perante a comunidade internacional.

Lapaque acrescentou que a iniciativa pretende reforçar reflexões adicionais no sentido de construir um consenso em torno dos elementos chaves que possam suportar um sistema de justiça eficaz, baseado na legalidade, e respeito  pela  separação de poderes .

“Pensamos ser essencial adoptar, nos próximos dias, uma metodologia de pensar em conjunto, para agir em conjunto com o propósito de salvaguardar os superiores interesses da nação e da população da guineense, que ansiosamente espera o desenvolvimento”, destacou Lapaque.

Avisou que a comunidade internacional espera sinais claros das prioridades e orientações políticas para que possam ser definidas as melhores formas de auxiliar a Guiné-Bissau. 

ANG/LPG/SG

  

Sem comentários:

Enviar um comentário