quinta-feira, 16 de outubro de 2014



Doenças infecto-contagiosas

Primeiro-ministro destaca importância da prevenção

Bissau, 16 Out. 014 (ANG) - O Primeiro-ministro recomendou quarta-feira o cumprimento do acto de lavagem das mãos como forma de se prevenir de doenças infeciosas nomeadamente a cólera e o ébola.
 
Domingos Simões Pereira falava na cerimónia que assinalou o dia de mundial de lavagem das mãos, cujo acto central foi, este ano, realizado no bairro militar, periferia de Bissau.

Simões Pereira exortou as comunidades guineenses a respeitarem as orientações sanitárias de lavagem das mãos antes de comer ou de ter feito qualquer trabalho  e também   depois de se usar a casa de banho.

Mudando de assunto e sem avançar dados, O chefe do executivo considerou alarmante a taxa de mortalidade das mulheres gravidas.

O dia, como nos anos anteriores foi assinalada com filas de pessoas, adultos e crianças a lavarem as mãos perante câmaras de televisão,  numa altura em que o acto de lavar as mãos com agua e lixia se tornou pratica corrente no aeroporto, nas  residências, nos serviços e nos bares e restaurante, por recomendação das autoridades sanitárias.

Abubacar Sultan, Representante do Unicef na Guiné-Bissau referiu-se,  por seu lado, a elevada taxa de mortalidade infantil no mundo e disse que iniciativas do género vão contribuir para a redução da mortalidade das crianças e das mulheres grávidas

 A ministra da Saúde Publica, Valentina Mendes  disse que o aumento das vítimas do Ébola nos países afectados  tem suscitado   a intensificação da campanha de sensibilização sobre a higiene e saneamento, nomeadamente a  lavagem de mãos  ao nível do território nacional.

A governante alertou sobre a necessidade das pessoas aceitarem acatar as orientações de lavagem das mãos com sabão e lixivia como  melhor forma de se prevenir das doenças transmissíveis.

“ As crianças de menos de  5 anos de idade não podem proteger-se por isso, por iniciativa de alguém, neste caso da sociedade e do  governo se decidiu levar a cabo o acto que estamos a celebrar”, disse .  
ANG/ AI/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário