quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação

 Situação de segurança alimentar na Guiné-Bissau considerada gravíssima

Bissau, 16 out 14 (ANG) – O Presidente da Comissão Especializada da Assembleia Nacional Popular (ANP) para a Agricultura, Mário Dias Sami, disse, esta quinta-feira, que a situação nutricional e a da segurança alimentar são precárias e gravíssimas.
 Dias Sami, que falava no acto do lançamento dos Cadernos do Fórum da Sociedade Civil, Soberania e Segurança Alimentar sob o lema “Guiné-Bissau e a Promoção de Produtos Estratégicos da Agricultura Familiar Camponesa para a Soberania Alimentar”, disse que os agricultores enfrentam  riscos  nas suas produções e no escoamento dos produtos alimentícios para os melhores mercados.
Declarou que a crise do mercado económico e financeiro tais como as catástrofes naturais e de produção, são, entre outros, factores que contribuíram para o desequilíbrio alimentar no mundo.
“ Estes riscos quando não são bem geridos reduzem à zero os esforços do investimento do Estado no sector agrícola podendo pôr em causa os meios de existência das populações rurais e, deste modo eliminar a ambição de pôr fim à pobreza.”, advertiu.
Aquele deputado adiantou  que o governo propõe um aumento significativo das principais culturas alimentares através de grandes programas de ordenamento hídrico-agrícolas e intensificação da produção cerealífera bem como o lançamento das  bases para o cultivo de algodão mancara e milho e introdução das culturas de   cacau e café com vista a diversificar a exportaçäo.
Por sua vez, o Coordenador Nacional da Rede da Sociedade Civil para a Soberania e Segurança Alimentar da Guiné-Bissau (RESSAN-GB), Tomane Camará, afirmou que o objectivo do evento é de impulsionar uma reflexão nacional sobre o reconhecimento do direito humano de alimentação adequada assente na produção e  valorização da cultura gastronómica e tradicional guineense.
O evento financiado pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa foi igualmente marcado pela exibição do DVD do Fórum seguido de uma breve discussão sobre a intervenção da Sociedade Civil para a promoção da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Guiné-Bissau. ANG/FGS/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário