segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Dia Mundial da Menina


Domingos Simões Pereira diz “algo vai mal” no tratamento dado as meninas

Bissau, 13 Ago 14 (ANG) - O Primeiro-Ministro reconheceu que algo vai mal na maneira como são tratadas as meninas na Guiné-Bissau, por isso prometeu dar uma oportunidade a todas, o que começa pela criação de condições de acesso a escola e combate a práticas nefastas de que são vítimas.

O chefe do executivo falava na cerimónia de comemoração antecipada do dia das meninas que se assinalou no passado dia 11, sob o lema “Criar uma mudança sustentável para Meninas Adolescentes”.

Domingos Simões Pereira reconheceu que deixou-se de dar as meninas a atenção que elas merecem, o acompanhamento necessário e o enquadramento que lhes são devidos para que possam aproveitar as oportunidades da melhor forma.  

“As mulheres guineenses continuam a sofrer com barreiras, sobretudo, as de natureza cultural e que colocam em causa os exercícios dos seus direitos e oportunidades em relação aos homens”, denunciou por sua vez a Ministra da Família e Coesão Social.

Esta situação, conforme Biloni Nantamba Nhassé deve ser ultrapassada sendo para isso necessário que o próprio grupo alvo, ou seja, as meninas despendam contínuos esforços para a sua auto-afirmação em todos os flagrantes da vida.

Já o representante da Plan Internacional para o país, a visão da sua instituição é aquela de um mundo no qual as crianças possam realizar o seu pleno potencial em sociedades que respeitam os seus direitos e a dignidade das pessoas.

“ Apesar da boa vontade colectiva das organizações vocacionadas para agir em prol da promoção dos direitos fundamentais das meninas, há-de se reconhecer que a situação das meninas ainda continua preocupante”, assinalouu AllassaneDrabo,

O dia das meninas é assinalado a 12 de Outubro de cada ano e visa criar condições para que cada rapariga possa realizar o seu potencial.

ANG/ FGS



Sem comentários:

Enviar um comentário