segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Sector judiciário


ASMAGUI indiganado com discurso do Presidente da República

Bissau,20 Out 14 (ANG) –O Sindicato dos Magistrados Judiciais (ASMAGUI) manifestou-se indignado com a critica feita recentemente aos juizes pelo presidente da república e segundo as quais é necessario averiguar a alegada opulencia em que estes vivem, uma vez que os salarios que auferem não chegam para tanto.

Em carta aberta dirigida ao proprio chefe de Estado, o ASMAGUI disse não compreender o facto de José Mario Vaz, enquanto primeiro Magistrado da Nação, ter declarado que não se revé no actual poder judicial.

“Se assim for que Estado pretende construir”, questiona o ASMAGUI na sua messiva, na qual acrescenta que a organização em causa é constituída de homens e mulheres que labutam diariamente em condições deploráveis,quer na capital Bissau bem como nas regiões.

A Magistratura Judicial jamais poderá aceitar os processos que envolvam “dinheiro” ou quaisquer outros interesses,sejam atribuídos arbitrariamente aos juízes pertencentes ao alegado “grupinho.

“É  esta a independência que confere ao juiz a defesa contra quaisquer manipulação de carácter interno ou externo lê-se na missiva.

A ASMAGUI partilha a opinião segundo a qual  a moralização dos servidores públicos deve ser feita com base numa investigação competente,séria, concreta, imparcial e em sede própria.

O sindicato de magistrados apelou ao bom senso de todos e respeito escrupuloso às instituições da república à bem da nação e para a tão almejada construção de uma paz efectiva, sem distinção de raça, cor da pele,profissão ou religião
.
José Mário Vaz criticou  que existem entre juizes “grupinhos” que controlam a justiça a favor de seus interesses, assim como dos seus familiares na cerimonia de  investidura do novo Procurador-geral da República. 

ANG/JD/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário