segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Integração


UEMOA analisa aplicação das reformas comunitárias

Bissau, 20 Out 14 (ANG) - Uma missão de Técnicos da União Econômica Monitoria Oeste Africana (UEMOA) iniciou hoje em Bissau  uma reunião para análise do estado da implementação das reformas comunitárias na Guiné-Bissau desde a sua adesão à União em 1997.

Em declarações à imprensa, o Director da Supervisão Multilateral da UEMOA explicou que o encontro vai durar quatro dias e nele serão analisados os esforços empreendidos pelo país no cumprimento das directivas da União, sobretudo no domínio da boa governação, política macroeconómica e na construção do mercado comum.

“Vamos averiguar a performance da Guiné-Bissau na harmonização das leis ao nível das alfândegas, livre circulação de pessoas e bens, assim como as normas políticas nos sectores da energia, agricultura e pesca”explicou Eloge Housseou.

O Director da Supervisão Multilateral informou que antes da Guiné-Bissau a missão passou pelo Togo, Benim e Costa de Marfim e na próxima semana vai para o Níger e Mali com o mesmo objectivo.

 Por outro lado anunciou que o presidente da comissão da UEMOA  chega a Bissau na próxima quarta-feira para debater com o governo sobre o seu engajamento na execução do programa de reformas no país.

Por sua vez, o assessor técnico do Ministério da Economia e  Finanças Amarildo Rodrigues Lopes Correia informou que esta inspecção é feita anualmente pela UEMOA aos Estados membros e visa analisar aplicação das directivas produzidas na União para harmonização da sua política.

Disse que o encontro permitirá o relançamento da Guiné-Bissau no processo da integração porque, todas as instituições do Estado foram envolvidas.

Por isso, apelou os guineenses no sentido de aproveitarem os actos produzidos pela UEMOA, e a fazerem a sua transposição na ordem jurídica interna para que o país possa harmonizar as políticas. 

O analise de politicas de reformas comunitária  está ser feita no momento em que a União Econômica Monetária Oeste Africana comemora 20º aniversario da sua existência. 

ANG/LPG/SG
  

  

Sem comentários:

Enviar um comentário