quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Saúde

Sindicatos reivindicam pagamento de salários em atraso

Bissau, 16  Out. 14 (ANG) - Os três sindicatos do sector de saúde da Guiné-Bissau reivindicam o pagamento dos salários em atraso e mudanças de letras de alguns técnicos de saúde promovidos desde Junho de 2010.
 
Em declarações à ANG, o Presidente do Sindicato de Trabalhadores de Saúde (STS) Domingos Sami disse que  o caderno reivindicativo foi entregue ao governo no dia 15 do corrente mês, e que no mesmo documento consta ainda a exigência de melhoria das condições de trabalho nos estabelecimentos sanitários.

Aquele líder sindical  acrescentou  que ainda consta no caderno  a exigência  de pagamento dos retroactivos e  das dívidas  relativas aos 20 meses de subsídio de vela, 20 de isolamento, 4 meses do novo ingresso (Agosto de 2012, Março, Abril e Maio de 2013).

“As dificuldades financeiras de alguns trabalhadores de saúde mantiveram com tendência à piorarem-se, tendo em conta o sistema de pagamento feito pelo projecto a quem o Banco Mundial confiou  a regularização dos meses de Janeiro à Julho do ano em curso”, explicou Domingos Sami.

Acrescentou que no referido pagamento houve irregularidades que fizeram com que muitos trabalhadores não recebessem os seus ordenados completo, enquanto outros nem se quer receberam um  mês.

“Os três sindicatos tinham solicitado um encontro com a entidade competente através de uma nota datada de 27 de Setembro do ano em curso, mas infelizmente não surtiu efeito, sendo assim, na tentativa de encontrar uma saída pacífica, manifestamos a disponibilidade total em dialogar”, confirmou Domingos Sami. ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário