sexta-feira, 10 de outubro de 2014


Sindicatos do sector do ensino ameaçam arrancar novo ano lectivo com greve


Bissau, 10 Out 14 (ANG) – Os dois sindicatos do sector educativo prometem iniciar o novo ano lectivo 2014/15 com greves, se a situação salarial dos 61 docentes da região de Oio e outros 64 doentes não forem solucionadas.

A advertência foi manifestada pelos Presidentes do Sindicato Nacional dos Professores (SINAPROF) e do Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF), Luís Nancassa e Laureano Pereira da Costa respectivamente, durante uma conferência de imprensa conjunta levado a cabo no passado dia 08 do mês corrente em Bissau. 

Na ocasião, o Presidente do SINAPROF afirmou que torna-se imoral exigir um professor com mais de 17 meses de salários em atraso e sem garantias de que um dia serão pagos, para que iniciem as aulas logo na abertura, agendado para 13 do mês corrente.

Segundo Luís Nancassa, os dois sindicatos fizeram várias diligências no sentido de se sentarem à mesa das negociações com a Direcção do Ministério da Educação mas não surtiu efeitos.

Por seu lado, Laureano Pereira da Costa do SINDEPROF lembrou que apesar de o executivo ter fixado a data de 13 deste mês para abertura do novo ano lectivo é preciso resolver os problemas ainda pendentes.

Aquele responsável sindical manifestou sua estranheza pelo facto do executivo não ser capaz de regularizar, por exemplo, três meses de subsídio de diuturnidade aos professores, mas os seus membros são pagos mensalmente três milhões do subsídio de representação.

“Onde está a lógica e a coerência”, questionou a concluir.


ANG

Sem comentários:

Enviar um comentário