sexta-feira, 17 de outubro de 2014

ANP

“Colóquio 20 anos de democracia surpreendeu pela positiva”, diz Delfim
da Silva

Bissau, 17 Out 14 (ANG)- O Coordenador do Coloquio “20 anos de Democracia: balanco e desafios”, Fernando Delfim da Silva disse que o  colóquio organizado pela a Assembleia Nacional Popular surpreendeu pela positiva” pela qualidade das intervenções, pela adesão à iniciativa e pelas propostas ai defendidas”.

Numa entrevista por escrito à Agência de Noticias da Guine-ANG, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros  sustentou que a iniciativa  lançou muitas sementes “ que deveríamos nós todos fazer frutificar “, na reforma politica do estado, por uma boa revisão  da actual Constituição e por uma transparência na gestão da coisa publica, no controlo interno das receitas do estado e do património publico em geral.

Delfim da Silva acrescenta que essas sementes deveriam produzir frutos na habilitação do Tribunal de Contas de modo a cumprir o seu papel Constitucional, na nova política económica de crescimento em vez de um modelo, o actual, que na sua opinião produz pobreza, e na criação de riquezas e sua redistribuição justa.

O colóquio “20 anos de democracia” juntou a classe politica, académicos, sociedade civil, chefes religiosos e militares.

“Falta agora transformar esse élan numa sinergia construtiva em prol da reconciliação nacional, da moralização da nossa sociedade e do desenvolvimento económico e social da nossa terra”, considerou.

Fernando Delfim da Silva considerou nessa entrevista à ANG que o colóquio pode ser o mote para muitas coisas dada a diversidade dos temas abordados e com profundidade mas advertiu que “tudo depende de nós”.


O Coloquio “20 anos de democracia: balanço e desafios”, organizado por iniciativa da Assembleia Nacional Popular decorreu de 02 à 04 de Outubro debatendo entre outros temas: “as forças armadas no estado de direito democrático: que reformas”, “O desenvolvimento económico: nossas possibilidades”,” O Estado: prática politica e ideias”,”O desenvolvimento sustentável e a maldição dos recursos naturais”. 

ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário