quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Fórum das Agências


Declaraçäo de Casablanca

Casablanca, 14 Out 14 (ANG)- O Fórum das agencias de Africa Atlântica e Ocidental reunidos nos dias 13 e 14 do corrente em Casablanca, Marrocos apelaram aos poderes publico a celebrarem contratos de serviço publico com as agências de noticias dos respectivos países.

O apelo vem expresso num documento chamado “Declaração de Casablanca”no qual os participantes fundamentaram que só através desse contrato se poderá definir as reformas, fixar os investimentos necessários e os objectivos a alcançar.

“Os parceiros, as agencias de noticias e os estados ligados aos deveres e direitos podem trabalhar em conjunto em sinergias e eficiência numa visão partilhada para um serviço publico de informação moderno”, refere o documento .

A declaração de Casablanca sublinha que os desafios tecnológicos e profissionais que se colocam as agências de notícias africanas necessitam de uma programação orçamental plurianual que permita fixar objectivos com precisão.

“A soberania nacional dos estados em matéria de informação impõe que as agencias sejam hoje consideradas actores estratégicas de primeira ordem na batalha de informações que abraçam o mundo”, lê-se nessa declaração.

Os participantes desse fórum de reflexão sobre os desafios que internet coloca as agências de notícias destacaram que os cidadãos africanos têm o direito de beneficiar de um serviço público de informação de qualidade tratado por profissionais que exercem com dignidade as suas funções tendo em conta os seus princípios éticos e deontológicos.


A “Declaração de Casablanca” foi adoptada no final dos trabalhos de reflexão sobre os desafios que a era da multimédia coloca as agências de notícias em Africa.

ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário