segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Ensino


Escolas Publicas funcionam a meio gás

Bissau 27 Out.14 (ANG) – As escolas públicas funcionam a meio gás apesar de o governo ter declarado no passado dia 13 de Outubro do ano em curso o início das aulas em todo a território nacional.
Os três liceus da capital nomeadamente Kwame Nkrumah, Agostinho Neto e Rui Barcelos, estão a funcionar a meio gás, apesar de as aulas terem iniciado já há 14 dias.
A constatação foi feita hoje pelo repórter da ANG junto a estes estabelecimentos escolares, tendo constatado que as aulas iniciaram mas a maioria das turmas continuam vazias e os que estão a funcionar, o fazem com poucos alunos dentro das salas.
A ANG apurou que as matriculas ainda decorrem nos liceus uma vez que não foi possível inscrever todos os novos ingressos  na data limite proposta pelo Ministério da Educação.
Na origem desta situação esta as dificuldades de obtenção do Bilhete de Identidade, peça  cuja apresentação é obrigatória nos liceus.
O repórter da Agencia de Notícias da Guiné igualmente apurou que as matriculas vão continuar e que já há um acordo entre os ministérios da Educação e da Justiça a pedido do chefe do governo para a colocação de  brigadas móveis de produção de bilhetes de identidade junto as escolas com a finalidade de facilitar os alunos na obtenção desta peça de identificação.
A ANG deu conta que a situação na Escola do Ensino Básico Unificado Salvador Allende é totalmente diferente sendo o único dos visitados que não está a funcionar porque não está na condição de o fazer. 
De acordo com João Henrique,  Presidente do Conselho Técnico daquele estabelecimento escolar, a escola não está e nem tem condições para o fazer neste exacto momento e mesmo depois das chuvas porque as infraestruturas estão em avançado estado de degradação, sem coberturas e sem carteiras.
 A direcçäo de Salvador Allende esta a espera de novas orientações do ministério da educação com vista a recuperação das salas de aulas o mais tardar até Dezembro.
João Henrique adiantou ainda que o mais importante neste momento  para que os alunos comecem as aulas é a cobertura das salas e a recuperação das carteiras .
Salvador Allende conta inscrever  entre três e quatro mil alunos de todos os níveis(quinto e sexto ano) este ano. ANG/MSC/SG

   

Sem comentários:

Enviar um comentário