segunda-feira, 13 de outubro de 2014

CMB

 Direcção acusa sindicato de base de “precipitar” na denúncia de suspensão de 164 funcionários

Bissau, 13 Out. 14 (ANG) – A Direcção da Câmara Municipal de Bissau acusou hoje o Sindicato de Base da edilidade de “precipitação” ao denunciar na semana passada a alegada suspensão de 164 funcionários efectivados desde Abril de 2012.

Em conferência de imprensa, o Secretário-geral da CMB criticou o sindicato pelo facto de ter, em declarações públicas, responsabilizado a Direcção da câmara sem, no entanto, ter procurado conhecer a origem da decisão.

Mário Lopes explicou que a deliberação da suspensão partiu do governo, entidade que, na pessoa do Secretario de Estado da Administração Territorial, Abú Camará, está a tutelar a edilidade camarária até a nomeação de um novo Presidente.

Entretanto, Mário Lopes reconheceu que houve aumento de 18 milhões de Francos CFA em termos de despesa salarial com o pessoal no período entre 2012 à data presente, devido ao aumento de pessoal.

Ou seja, saiu de 35 para 53 milhões de Francos Cfa o montante mensal gasto no pagamento dos salários aos trabalhadores da CMB.

A Direcção da CMB, de acordo com Mário Lopes, manifestou-se disposta em sentar-se a mesa com o sindicato para resolução deste diferendo.

O Presidente do Sindicato de Base da Câmara Municipal de Bissau (CMB), Luís Ntchama, denunciou a suspensão de 164 funcionários admitido entre 2011 a 2014,  pela Comissão Provisória para Gestão dos assuntos correntes daquela edilidade camarária.

O Sindicato exige ainda a revogação da referida ordem de serviço num prazo de 72 horas, tendo-o considerado de “sem autoridade” para “revogar o processo de efectivação” dos referidos funcionários.

A CMB aguarda a nomeação de novos titulares da edilidade camarária, depois do governo ter exonerado em Setembro passado Artur Sanhá e Marciano Indi, Presidente e vice-presidente respectivamente. 


ANG/FGS

Sem comentários:

Enviar um comentário