segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Economia



“Treze mil  toneladas de castanhas de caju  embarcadas ilegalmente”, diz DG do Comércio e Concorrência
 
Bissau,27  Out  14(ANG)- O Director-geral de Comércio e Concorrência revelou hoje que 13 mil toneladas de castanhas de Caju foram embarcadas ilegalmente no Porto de Bissau e que convertida em dinheiro esta quantidade corresponde a cerca de quinhentos milhões de francos cfa.
 
 Em declaraçöes à Agência de Noticias da Guiné-ANG, Jaimentino Có disse que empresas envolvidas já foram convidadas a  provar o contrário, mas que preferiram o silencio.
Có disse  que mais esclarecimentos sobre esse caso sera feita numa conferencia de imprensa que o ministerio preve para breve, mas assegurou que as empresas implicadas serao responsabilizadas a fim de cumprirem os seus deveres perante o estado.
O DG do Comércio e Concorrência afrimou que até ao momento já foram exportadas 136 mil toneladas de castanhas, e em termos de stock restam cerca de Mil toneladas para exportar.
Aquele responsável informou igualmente que a previsão para exportação deste ano é de 200 mil toneladas, mais que uma grande quantidade  ficou fora de controlo da Direcção-geral de Comércio, por saídas clandestinas tanto por via terrestre como marítima.
“Há 36 mil toneladas que escaparam à inspeção, por falta de meios com que o ministério se debate”, lamentou.
Jaimentino Có acredita que cerca de 150 mil toneladas de castanha de caju poderäo ser exportadas este ano.
O DG do Comércio e Concorrência referiu entretanto que o balanco da campanha de caju do corrente ano é negativo por ter registado um defice de 24 mil toneladas comparativamente ao ano anterior em que as exportacoes atingiram 170 mil toneladas.

ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário