segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Marcha contra Fome e Pobreza

Fome e pobreza assumem dimensão particular na GB, diz O Primeiro-ministro

Bissau, 20 Out 14 (ANG) – A Fome e apobreza são desafios para qualquer sociedade e, nas condições da Guiné-Bissau, elas assumem uma dimensao e gravidade bastante particulares, referiu o Primeiro-ministro.

Domingos Simões Pereira que falava no final da marcha desportiva entre o Aeroporto e praça do Império, organizada dia 18, pela FAO (Organização da ONU para Agricultura), acrescentou que apesar de reduzido em termos de dimensão territorial, a Guiné-Bissau possui condições naturais excelentes.

“Somos um pais pequeno, mas com condições naturais propicias para desafiar a fome e pobreza, pelo que se todos contribuirem na agricultura seremos capazes de erradicar estes fenomenos”, estimou o chefe do executivo na altura ladeado do representante residente do FAO no pais.

O primeiro-ministro mostrou-se convicto que juntos – governo, população, organizações internacionais parceiras entre outras – é possivel atingir este desiderato.

Para tal, advertiu, é preciso uma atenção especial a agricultura familiar, ou seja, que as familias possam organizar-se e produzir o suficiente para consumir e vender o excedente para melhorar a sua condição de vida.

Questionado sobre a falta de laboratorios para controlo de qualidade dos alimentos, Domingos Simões Pereira referiu que tal consta das prioridades do governo e integra o rol de um conjunto de preocupações do executivo no quadro da segurança alimentar.

Disse que ao nivel da secretaria de Estado das pescas e dos Ministérios da Saude e da Agricultura esta-se a fazer um trabalho neste sentido, ou seja, de dotar o pais de um laboratorio de controlo de qualidade tanto para a exportação como importação dos produtos.

Entretanto o representante residente da FAO comparou o combate a fome e malnutrição na Guiné-Bissau como um acto de guerra, “mas já num ambiente pacifico”.

“Creio que é isso que o Primeiro-ministro demonstrou ao apoiar-nos com a sua presença nesta marcha”, frisou Joachim Akadié que exortou a população sobre a necessidade de voltar para a agricultura, sobretudo a familiar, com vista acabar com a fome no pais.

“Aos jovens e mulheres é necessario que saibam que a agricultura pode se tornar num negócio e nele podem ganhar muito dinheiro para melhorar as suas condições de vida”, disse a concluir.

A marcha congregou centenas de populares guineenses.


ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário