terça-feira, 28 de outubro de 2014

Tráfico de drogas


Deputados e governo reiteram empenho no combate ao crime organizado
 
Bissau, 28 Out 14 (ANG) – Os Deputados e membros do governo reiteraram os seus empenhos  no combate ao tráfico de drogas, a corrupção,  branqueamento de capitais e o terrorismo.
O compromisso foi assumido no quadro de uma reunião tripartida entre o Parlamento, Governo e o escritório da Nações Unidas sobre Droga e Crime, cuja cerimónia de encerramento foi assinalada segunda-feira com a produção de uma declaração política.
Nas conclusões finais do encontro, os membros do governo asseguraram que todos os compromissos celebrados pelo pais  na área de controlo de drogas, crime organizado e medidas  ante corrupção serão inscritos na legislação nacional para  efeitos de seu cumprimento.
Exortou-se ao executivo no sentido de reavaliar o anterior plano operacional para o combate ao crime organizado na Guiné-Bissau adoptado para o periodo  2011-2014,com apoio da Organização das Nações Unidas de Luta Contra a Droga.
Discursando na cerimonia de encerramento, o presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama assegurou aos parceiros internacionais que o parlamento guineense não vai poupar esforços na  legislação de leis  indispensáveis à actuaçâo do governo e dos tribunais no quadro do combate ao crime organizado na  Guiné-Bissau.
Cipriano Cassama afirmou que o novo ciclo político  só poderá ser consolidado na medida que o pais conseguir aprovar a sua determinação em prol da mobilização da vida pública, da transparência das instituições, da justiça que os concidadãos merecem e do Estado de Direito Democrático.
Segundo o Vice- representante especial do secretário-geral das Nações Unidas, Marcos Carmignani  o combate à criminalidade que envolve o tráfico de drogas é uma questão transversal à todos os órgãos da soberania, desde o poder legislativo, passando pelo executivo até ao  judicial, por isso, a cooperação institucional é essencial para o seu combate.
“Caso contrário não será possível a implementação de uma política eficaz para vencer esta forma de crime que é extremamente complexa e insidiosa”, avisou Carmignani.
Para o representante regional da ONUDC, Pierre Lapaque a iniciativa  representa  um sinal claro do empenho das autoridades nacionais em construir barreiras e estratégias eficazes para fazer face aos desafios que o crime organizado transversal representa para a Guiné-Bissau.

 ANG/LPG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário