sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Novo ano lectivo


Matrículas registam pouca afluência de alunos nos Liceus da capital

Bissau, 3 Set 14- (ANG) - Os Liceus da capital, nomeadamente Rui Barcelos Cunha e Kwame Nkrumah estão a registar uma fraca afluência de alunos no processo de matrículas para o ano lectivo cujo inicio está agendado para o dia 13 do mês em curso, constatou quinta-feira á ANG junto a estas instituições de ensino.

O Director do “Rui Barcelos Cunha”, confirmou o facto e argumentou que, se calhar, o mesmo se deve a falta de meios financeiros por parte dos Pais e Encarregados de Educação dos educandos.  

Carvalho Namone sublinhou que foram criadas todas as condições técnicas para que o processo de matrículas naquele liceu possa coroar-se de êxito e acrescentou que, paralelamente, está em curso campanhas de sensibilização dos pais e encarregados da educação, através das rádios, para matricularem os seus educandos.

“As matrículas são, de momento, exclusivamente para os alunos internos”, explicou para de seguida indicar que só depois de terminadas é que serão preenchidas as vagas existente com os novos ingressos.

Instado a pronunciar sobre a supressão de quatro para três os turnos diários para este ano lectivo, Carvalho Namone mostrou-se satisfeito coml a medida e acrescentou que tal não afectará o funcionamento normal das escolas públicas. 

Por sua vez, o Director do Liceu Nacional kwame Nkrumah,Gabriel Cobnate considerou a pouca afluência de alunos às matrículas como “tradição normal”, pois segundo disse, normalmente, assistimos à estes aparecimentos à “conta-gotas”.

“Mas com o tempo a situação acaba por ser ultrapassada”, perspectivou optimista Gabriel Cobnate.

As matrículas do ano lectivo 2014/2015 nas escolas públicas iniciaram no passado dia 29 de Setembro do ano em curso. 

ANG/PFC/AC/JAM/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário