Agências de Notícias africanas solicitadas a cooperarem entre si
Casablanca, 14 Out 14 (ANG)- Os directores-gerais das
agências de noticias da Africa Atlântica e Ocidental terminaram esta
terça-feira , em Casablanca, Marrocos a reunião de reflexão sobre os desafios da
era da multimédia com a convicção de que o futuro das agencias de noticias deve
ser encarrado com esperança na certeza de que é possível transformar os
desafios da multimédia em novas oportunidades.
Num documento final de quatro páginas, os participantes
reconhecerem que esses desafios determinam que haja cooperação entre as agências,
para que haja espaços de concertação e trocas de experiencias, por forma a se criar
sinergias que permitam as agências enfrentarem em conjunto os desafios de
momento.
As agências de notícias africanas são confrontadas, em
escalas diferente, com problemas de
ordem jurídica, material, formação, recursos humano e financeira, refere o documento final do Fórum
realizado sob o lema: “As Agências de Notícias de Africa Atlântica e Ocidental
na era da multimédia. Que futuro”.
Experiências apresentadas no encontro demonstraram que a
adaptação das agências à revolução que a
internet impos não so é necessária como
também salutar, na medida em que permite
a abertura de novos horizontes.
“A oportunidade que a multimédia oferece permite alcançar
audiências múltiplas e oferece possibilidades de acesso instantâneo às informações,
a custos baixos de comunicação e conexão
criando uma interatividade entre os jornalistas e os consumidores da
informação”, refere as conclusões do fórum.
A viabilidade financeiras das agências de notícias foi
considerada indispensável à missão de prestação de um serviço público de
informação fiável e verificada.
Nesse quadro, o
forum recomendou a implementação, pelas agencias de noticias de um modelo económico eficiente, competitivo,
adaptada a realidade do continente sem por em causa os princípios de rigor,
credibilidade e rapidez que regem os trabalhos das agências de notícias.
Ao nível institucional, os quadros das agências foram recomendados
a evoluir no sentido de ter uma autonomia financeira, por forma a atrair
recursos humanos qualificados.
Uma estratégia de marketing e de comunicação foi
igualmente recomendada para rentabilizar os sites das agências.
ANG/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário