quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Comunicação Social


Agências de Notícias africanas solicitadas  a cooperarem entre si

Casablanca, 14 Out 14 (ANG)- Os directores-gerais das agências de noticias da Africa Atlântica e Ocidental terminaram esta terça-feira , em Casablanca, Marrocos a reunião de  reflexão sobre os desafios da era da multimédia com a convicção de que o futuro das agencias de noticias deve ser encarrado com esperança na certeza de que é possível transformar os desafios da multimédia em novas oportunidades.

Num documento final de quatro páginas, os participantes reconhecerem que esses desafios determinam que haja cooperação entre as agências, para que haja espaços de concertação e trocas de experiencias, por forma a se criar sinergias que permitam as agências enfrentarem em conjunto os desafios de momento.

As agências de notícias africanas são confrontadas, em escalas diferente, com  problemas de ordem jurídica, material, formação, recursos humano e  financeira, refere o documento final do Fórum realizado sob o lema: “As Agências de Notícias de Africa Atlântica e Ocidental na era da multimédia. Que futuro”.

Experiências apresentadas no encontro demonstraram que a adaptação das agências  à revolução que a internet impos não so é necessária  como também  salutar, na medida em que permite a abertura de novos horizontes.

“A oportunidade que a multimédia oferece permite alcançar audiências múltiplas e oferece  possibilidades de acesso instantâneo às informações, a custos baixos de comunicação e  conexão criando uma interatividade entre os jornalistas e os consumidores da informação”, refere as conclusões do fórum.

A viabilidade financeiras das agências de notícias foi considerada indispensável à missão de prestação de um serviço público de informação fiável e verificada.

Nesse quadro, o  forum recomendou a implementação, pelas agencias de noticias  de um modelo económico eficiente, competitivo, adaptada a realidade do continente sem por em causa os princípios de rigor, credibilidade e rapidez que regem os trabalhos das agências de notícias.

Ao nível institucional, os quadros das agências foram recomendados a evoluir no sentido de ter uma autonomia financeira, por forma a atrair recursos humanos qualificados.


Uma estratégia de marketing e de comunicação foi igualmente recomendada para rentabilizar os sites das agências. 

ANG/SG

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