quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Conselho de ministros


“CPLP deve atender sem reservas as solicitações da Guiné-Bissau,” diz o Secretario executivo

 Bissau, 30 Out 14 (ANG) – O Secretario Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Murade Isaac Murargy pediu hoje aos ministros dos negócios estrangeiros dos países membros da organização para atenderem, sem reservas, as solicitações do Governo da Guiné-Bissau.

O apelo foi feito quarta-feira na cerimónia de abertura da XIIIª Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade.

Murargy acrescentou  que a organização deve assumir um papel de autor de direito no apoio a um estado membro, na base de um diálogo construtivo com os seus parceiros.

Murade Isaac Murargy recordou que em Setembro último, a CPLP assinou um memorando de entendimento com a CEDEAO, UA, NU e a UE em que se comprometeram a reforçar a concertação visando promover a paz, segurança, governação democrática, direitos humanos,  educação e conhecimento cientifico, assim como a erradicação da pobreza e fome.

“Essa iniciativa é uma demonstração clara de que a organização está a trabalhar com os parceiros em prol da Guiné-Bissau”, considerou.
 
Afirmou que as organizações acima referidas desempenharam um papel importante para o retorno à normalidade constitucional na Guiné-Bissau e que isto reforça a sua convicção de que a concertação bilateral é o mecanismo essencial para a resolução dos problemas internacionais.

 Murade Isaac Murargy acrescentou que essa concertação foi importante durante o período de transição e continuará a ser visando a mobilização de assistência internacional, para a Guiné-Bissau possa fazer face aos desafios económicos, garantir o normal funcionamento das instituições, a estabilidade social e encontrar  o caminho para o desenvolvimento que tanto o povo almeja.


O antigo representante do Secretário-geral da ONU, José Ramos Horta, que assistiu a reunião na qualidade de convidado , destacou a importância da mesma “visto que vai permitir uma boa preparação do país para os próximos encontros com parceiros incluindo a mesa redonda projectada para o próximo mês de Fevereiro, em Genebra”.

 A reunião extraordinária dos ministros da CPLP serviu para se  reiterar o apoio da CPLP à Bissau, "no sentido de prosseguir com as reformas necessárias para a estabilidade política, económica e social, bem como a consolidação do Estado de Direito e as demais condições para a paz e o desenvolvimento".

 ANG/LPG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário