terça-feira, 21 de outubro de 2014

Saúde Pública


Ébola erradicada na Nigéria

Bissau, 21 Out 14 (ANG)-A Nigéria  lutou com sucesso contra o ébola anunciou segunda-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para chegar à esta conclusão foi preciso esperar quarenta e dois dias, ou seja o dobro do período de incubação sem que um caso positivo voltasse a  aparecer.

De acordo com as normas da OMS, consequentemente o país está livre do ébola, quer dizer que a Nigéria erradicou a epidemia.

Com 20 casos recenseados e oito mortos, a Nigéria esta longe de ser o país mais afectado pelo vírus do ébola. É por isso que o anúncio da OMS vem reconhecer que os dispositivos colocados pelo país na luta contra a febre hemorrágica deram os seus frutos.

Um sucesso possível devido ao facto de a Nigéria possui um sistema de saúde suficientemente robusta.

Antes de tudo, uma campanha de comunicação muito eficaz fora direccionada as populações com explicações sobre os conselhos a seguir em caso de suspeitas de contaminação, e também ao pessoal da saúde.

Todos os casos  suspeitos foram levados ao centro de quarentena por um período superior a 21 dias. E todos aqueles que tiveram algum contacto com pessoas suspeitas foram submetidas a um acompanhamento até se conformar que não estão infectados.

Em declarações a RFI, Kayode  Obembe, presidente da Associação Nigeriana de Medicina disse que o sucesso da Nigéria terá  impacto no mundo inteiro .

“A maneira como foi tratado o ébola foi um sucesso porque a Nigéria possui fortes estruturas de saúde”, disse Obembe.

ANG/RFI


Sem comentários:

Enviar um comentário