terça-feira, 28 de outubro de 2014

CPLP


DGs das Alfândegas reunidas em Luanda

Bissau, 28 Out 14 (ANG)- Os directores-gerais das Alfândegas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa estão  a analisar  em Luanda  o desenvolvimento do Programa Integrado de Cooperação e Assistência Técnica (PICAT IV) entre as Alfândegas da CPLP, e devem aprovar as actividades de 2015 e decidir sobre projectos comuns.

 Organizado pelo Serviço Nacional das Alfândegas (SNA), o encontro, de periodicidade anual é presidido pelo ministro angolano das Finanças, Armando Manuel e conta com a participação de embaixadores dos países-membros em Angola.

O PICAT, que é aplicado pela quarta vez este ano, abrange a cooperação nos domínios da troca de informação comercial e formação de recursos humanos, harmonização das normas e procedimentos, e combate à fraude fiscal e aduaneira, através de Acordos de Assistência Mútua e adopção das melhores práticas.

No quadro do projecto PROLIP (Promoção da Língua Portuguesa nas Organizações Internacionais) da CPLP, as Alfândegas de Angola beneficiaram de um estágio na Organização Mundial das Alfândegas (OMA), como representante da comunidade.

Nas reuniões do Conselho de Cooperação Aduaneira da OMA já é possível aos membros da CPLP trabalharem em português. O Conselho é integrado pelos directores-gerais das Alfândegas dos Estados-membros.

Hoje, o posto de secretário-geral é ocupado pelo director dos Serviços de Cooperação da Autoridade Tributária e Aduaneira de Portugal, Francisco Curinha, e o Secretariado Permanente é assegurado pela Administração Aduaneira Lusa.

A primeira reunião dos directores-gerais das Alfândegas da CPLP teve lugar em 1983, em Lisboa. Em 1986, com a evolução da cooperação e com a necessidade de uma interligação, as Alfândegas da lusofonia assinaram em Luanda três instrumentos jurídicos internacionais.

 Trata-se da Convenção de Cooperação Técnica entre as Administrações Aduaneiras dos Países de Língua Portuguesa, a de Assistência Mútua Administrativa para a Prevenção, Investigação e Repressão das Infracções Aduaneira e a de Assistência Mútua Administrativa em matéria de luta contra o Tráfico Ilícito de Estupefacientes e Substâncias Psicotrópicas”.

As Alfândegas da Guiné-Bissau é representada na reunião pelo seu Director-Geral, Rosa Cá.

 ANG/Jornal de Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário