quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Conselho de ministros da CPLP



Reiterado o apoio às autoridades da Guiné-Bissau
 
Bissau, 30 Out 14 (ANG) – O Ministro dos Negócios de Estrangeiros da Guiné-Bissau Mário da Rosa considerou de positivo  o conselho de ministros extraordinário da CPLP decorrido quarta-feira em Bissau “ porque todos os ministros prometeram trabalhar para apoiar a Guiné-Bissau”.

Por outro lado, afirmou que a CPLP tem uma certa dinâmica quer de ponto de vista política como diplomática e disse estar convicto que a  organização vai utilizar esses mecanismos para influenciar não só os países membros assim como os parceiros internacionais  a ajudarem o governo na resolução dos problemas sociais.

Por seu lado, o representante da União Africana em Bissau, Ovídeo Pequeno  disse que a nova imagem da Guiné-Bissau merece ser projectada ao mundo.

Acrescentou que muita gente vê agora a Guiné-Bissau como um caso de sucesso,” porque há muitos países que estão em situação de pós conflito mas que  ainda estão em crise”.

.Por sua vez, o Secretario Executivo da CPLP garantiu  que a Organização vai trabalhar para que o apoio da comunidade internacional seja efectiva.

Murade Isaac Murargy disse acreditar no desenvolvimento do país em poucos anos, porque dispõe de recursos para oferecer melhores condições de vida ao seu povo.

O ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, José Luís Guterres pediu aos restantes ministros para serem advogados da Guiné-Bissau junto dos respectivops países.

Sublinhou que a nova esfera política que país vive é expressão da escolha dos guineenses, e que o encontro dos ministros uma expressão de solidariedade para com o povo guineense.

 Na reunião extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP participaram, para alem dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros da organização, representante da União Europeia, da União Africana, Representante Especial do Secretario geral das Nações Unidas e o Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados Oeste Africana CEDEAO.

ANG/LPG/SG
    

Sem comentários:

Enviar um comentário