sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Procuradoria-geral da República


Presidente da República pede resultados positivos

Bissau, 02 Out 14 (ANG) O Presidente da República pediu hoje ao novo Procurador-geral da República (PGR) que produza resultados positivos no exercício das suas funções.

José Mário Vaz que falava na cerimónia de investidura de investidura de Hermenegildo Pereira pediu ainda celeridade e rigor na averiguação de processos pendentes para que o pais possa conhecer o veredicto de cada processo.

O Chefe de estado referiu que na Guiné-Bissau todos os cidadãos são iguais perante a lei e não iguais perante a justiça, pelo que espera do novo procurador um trabalho sério e profissional para que cada cidadão sinta que a justiça é realizada no interesse dos cidadãos.

José Mário Vaz revelou que há um grupo de magistrados que andam a manipular a justiça para satisfazer os seus interesses, deixando serem corrompidos, deixando de lado o compromisso profissional assumido a bem da população.

Referiu que nos Tribunais muitas pessoas são julgadas e condenadas conforme a lei mas não chega a cumprir a pena ou por causa do regime ou por serem amigo de alguém ligado à justiça.

Disse que esses factos e mais outros terão contribuído para a perda de confiança na justiça por parte dos cidadãos pondo em causa a existência do Estado de direito na Guiné-Bissau.

José Mário Vaz apelou aos cidadãos a denunciarem os males que passam na sociedade e a imprensa que publique as denúncias à bem do país e dos cidadãos.

Falando à imprensa após a cerimónia de posse, o novo PGR disse que vai trabalhar para combater a corrupção, conseguir resultados positivos e esclarecer, na medida do possível, os processos pendentes.

Hermenegildo Pereira de 44 anos de idade é advogado do Ministério Público, á  4 anos.

ANG/AI/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário