terça-feira, 21 de outubro de 2014

Aniversario UEMOA


Organização faz balanço em termos do desenvolvimento

Bissau, 21 out. 14 (ANG) - Burkina Faso acolhe hoje a cerimônia comemorativa de 20 anos da UEMOA, sob o lema “UEMOA, as vias dum desenvolvimento solidário na África Ocidental”.
O encontro sevirá para fazer o balanço das realizações em termos de desenvolvimento solidário, de integração sub-regional e de livre circulação de bens e pessoas.

Os dados saídos da revista anual das reformas comunitárias por parte dos Estados-membros da União revelavam uma taxa de reforma superior ou igual à média comunitária de 45% para quatro países, designadamente o Burkina Faso (52%), a Guiné-Bissau (45%), o Mali (53%) e o Senegal (52%), e com os restantes Estados-membros obtendo resultados compreendidos entre os 36 e os 43%.


A taxa global (média comunitária) de atualização da UEMOA estimou-se em 2012 em 60%, contra 47% em 2011.

Em Setembro, a Comissão da UEMOA organizou em Dubai, em colaboração com o Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD) e o Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), uma conferência internacional dos investidores para mobilizar recursos para financiar os seus projetos de desenvolvimento.

A UEMOA foi criada a 10 de janeiro de 1994 por um tratado assinado em Dakar (Senegal), que entrou em vigor a 1 de agosto do mesmo ano. Tem por objetivo reforçar a competitividade das atividades económicas e financeiras dos Estados membros no quadro de um mercado aberto e concorrencial e de um ambiente jurídico racionalizado e harmonizado.
Também é seu objetivo criar entre os Estados-membros um mercado comum baseado na livre circulação das pessoas, bens, serviços, capitais e no direito de estabelecimento das pessoas que exercem uma atividade independente ou remunerada, bem como numa tarefa externa comum e numa política comercial.

A UEMOA compreende o Benim, o Burkina Faso, a Costa do Marfim, a Guiné-Bissau, o Mali, o Níger, o Senegal e o Togo.

ANG/Progreso nacional

Sem comentários:

Enviar um comentário