terça-feira, 8 de fevereiro de 2022


Política
/PAIGC condena tentativa para impedir realização  do seu X congresso previsto para fim deste mês

Bissau, 08 Fev 22 (ANG) – O PAIGC condenou esta terça-feira o que diz ser “tentativas do Regime” para obstruir  e impedir a realização  do seu X congresso, previsto para decorrer entre 17 e 20 do mês em Curso.

Em comunicado à imprensa enviado à ANG, o partidfo liderado por Domingos Simões Pereira diz que tem registado evidências/manobras para  obstruir  o processo de preparação  do X congresso do partido, com proibições  das conferências  de base, atravês do Decreto de estado de Alerta,“cheio de vícios” assim como uma “duvidosa Providência Cautelar”, interposto por um “suposto  militanrte” visando o adiamento do congresso.

O partido ainda reagiu ao ataque à Rádio Capital FM ocorrido segunda-feira , para condenar e refutar  as explicações das autoridades policiais segundos as auqis se trata de um “acto isolado”.

Trata-se do segundo ataque armado à Rádio capital FM, uma entidade privada cujos os profissionais sofreram ferimentos, alguns graves, para além de prejuízos decorrentes da danificação de equipamentos causados pelos invasores armados e encapuzados, com uniforme militar.

O PAIGC apela à comunidade internacional para intervir, no âmbito de bons ofícios,  para  travar o que diz ser “onda de violência que vem sendo perpetrada pelo Regime”.

Ainda no comunicado assinado pelo Secretário nacional do PAIGC, Aly Hijazi, o partido declara que concorda com a decisão da Comissão Permanente  sobre a necessidade de realização de um “inquérito independente”  para o apuramento da verdade dos factos que possam consubstanciar um golpe de Estado, em referência à tentativa de golpe de Estado de terça-feira, 01 de Fevereiro, que segundo o Governo provocara 11 mortos entre militares, para-militares e civís.

O Governo criou, por despacho do primeiro-ministro, e para efeitos de responsabilização criminal dos autores morais e materiais envolvidos na referidfa tentativa de golpe de Estado, uma comissão interminesterial de inquérito chefiado pelo ministro do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé.ANG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário