terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Caso avião retido no aeroporto/Ministério Público decide arquivar o processo por falta de dados criminais

Bissau,08 Fev 22(ANG) – A Procuradoria-geral da República decidiu arquivar o processo de investigação relacionado com o avião airbus A340 retido no aeroporto Osvaldo Vieira, por “não encontrar nenhum objecto ilícito de crime ou que possa interessar a investigação”.

“A Procuradoria Geral da República informa que, no âmbito do caso Aeronave A340 C5-AST estacionada no Aeroporto Osvaldo Vieira, o Ministério Público, depois da demorada busca e aprensão feita pelas autoridades judiciárias no interior da mesma em Dezembro último, sem encontrar objecto ilícito de crime ou que possa interessar a investigação, decidiu arquivar o processo”, disse o Ministério Público em Nota Informativa enviada hoje à ANG.

No documento, o  Ministério Público diz que a referida investigação durou oito horas, dirigida por esta instituição, e que contou igualmente com a participação de  agentes  da Polícia Criminal, nomeadamente a Polícia Judiciária, da Ordem Pública e da Guarda Nacional, e  dos representantes do Governo e da Empresa proprietária da Aeronave em causa.

No âmbito desse processo(aeronave A340 C5-AST), segundo o Mnistério Público, um oficial do Ministério do Interior aguarda julgamento, por indícios de crimes de falsificação intelectual de documentos e de simulação de crime.

No âmbito do combate ao tráfico de drogas, o Ministério Público revela  que oito cidadãos foram acusados de crimes de associação criminosa, branqueamento de capital, posse ilegal de arma e de drogas de alto risco, e que os respectivos processos ja foram igualmente remetidos para julgamento.

As investigações sobre o Airbus A340 foram solicitadas pelo Governo e   provocaram  crispações no relacionamento entre o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló e o Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam. As duas altas figuras do Estado  se posicionaram em lados diferentes perante as  suspeitas levantadas a volta do aparelho.ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário