quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Sublevação militar//LGDH condena “acto contra o Presidente da República e membros do governo”

Bissau, 03 Fev 22 (ANG) -  A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), condenou quarta-feira o falhado  golpe de Estado contra o Presidente da República Umaro Sissoco Embaló e os membros do governo, ocorrido no  dia 01 de Fevereiro, no Palácio do Governo, onde decorria a reunião do Conselho de Ministros, e que provocou 11 vítimas mortais.

Segundo o comunicado da LGDH à que a ANG teve acesso hoje, estão em curso em Bissau, buscas e revistas às instalações privadas e detenções de pessoas alegadamente suspeitas de  envolvimento no anunciado motim.

A organização que defende os direitos humanos, disse que, em consequência, instala-se um clima de insegurança e de incerteza, capaz de comprometer os esforços de consolidação do Estado, empreendidos por vários atores nacionais e internacionais.

O mesmo comunicado acrescenta que, em democracia, não há alternativa à Ordem Constitucional sendo que, em circunstância alguma,  actos de violência devem servir para a resolução de problemas políticos.

Para a LGDH, perante este “contexto político frágil e volátil”, o diálogo e respeito pelas normas constituem as únicas soluções sustentáveis para a instabilidade político-militar que assola o país nos últimos anos.

Perante o caso, a LGDH através do mesmo comunicado, condenou os actos de violência gratuita ocorrido terça-feira no palácio do Governo e que resultaram em perdas de vidas humanas  em circunstâncias ainda por esclarecer.

Instou por outro lado, as autoridades judiciárias a desencadearem uma investigação transparente e conclusiva com vista ao esclarecimento das circunstâncias em que ocorreram a suposta insurreição.

Através do mesmo comunicado, a LGDH lamentou as mortes ocorridas e manifesta a sua profunda solidariedade aos familiares das vitimas.

Instou  as autoridades competentes a observarem escrupulosamente os dispositivos legais no discurso  das investigações em curso, evitando que haja  comportamentos suceptíveis de configurar “caça às bruxas”.

ANG/LLA/ÂC//SG  

      

1 comentário:

  1. A liga dos direitos do paigc... Se calhar estavam a espera da autorizaçao do vosso chefe...

    ResponderEliminar