sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

      Sublevação militar/UNTG lamenta perdas de vidas  de trabalhadores

Bissau,04 Fev 22(ANG) – A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné(UNTG), manifestou esta sexta-feira o  seu  repúdio ao que considera de “atrocidade e  tentativa de subverter a ordem constitucional por vias ilegais”.

Em comunicado à Imprensa, a maior central sindical do país reagia assim a tentativa de golpe de Estado ocorrida, terça-feira, em Bissau.

“A UNTG lamenta  a perda de vidas humanas, certamente de trabalhadores, pelo que expressa a sua profunda solidariedade aos familares das vítimas”, refere o comunicado.

O comunicado acrescenta que a UNTG ainda se preocupou com o facto de o acto ter ocorrido num momento em que a crise económica afecta os servidores públicos e a população em geral.

“Além de mais, muitos dos servidores públicos no sector de defesa e segurança prestam serviços ao Estado, hipoticando as suas vidas  sem nenhuma garantia salarial e nem abono de família”, lê-se no comunicado assinado pelo Secretário-geral da  UNTG, Júlio António Mendonça.

Situações como essas, refere o comunicado, preocupa a central sindical, enquanto legítimo representante dos servidores públicos e de trabalhadores em geral, e a UNTG sublinha que a luta para a mudança dessa situação só será possível  num clima de paz e estabilidade governatina na Guiné-Bissau.

No passado dia 01 de Fevereiro, um grupo de homens armados atacou com armas pesadas e metralhadoras AK-47, o palácio do Governo, numa altura em que decorria uma  reunião extraordinária do Conselho de Ministros presidida pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo.

Segundo o Governo, 11 pessoas, entre civis, miilitares e para militares perderam a vida nesse ataque ao palácio do executivo, cujo tiroteio durou cinco horas, antes de as forças de defesa e segurança assumirem o controlo da situação.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário