segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Crise política

               CEDEAO pede nomeação urgente do novo Primeiro-ministro

Bissau, 07 Nov 16 (ANG) – A missão da CEDEAO dirigida pela Presidente em Exercício desta organização que é igualmente chefe de Estado da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf pediu aos actores políticos guineenses, a nomeação urgente de um novo Primeiro-ministro e o respectivo governo, para desbloquear o país.
 
A missão realizou no último fim-de-semana uma visita de algumas horas a Bissau durante a qual se reuniu com os actores políticos guineenses em litígio.

Em comunicado final a missão exortou a retoma do funcionamento normal do parlamento e o regresso do “Grupo dos 15” deputados ao  PAIGC.

para ajudar a ultrapassar o impasse político no quadro do roteiro da CEDEAO, no comunicado final da mesma Igualmente consta no comunicado final assinado pela estadista liberiana, pelo Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz e pelo Presidente da Comissão da CEDEAO, Marcel de Souza, exorta. 

O Comunicado Final ainda recomenda o seguimento, por uma missão,  da Execução dos “Acordos de Bissau e Conacri”, com vista a tirar a Guiné-Bissau do impasse político e governativo em que se encontra.

Nesta sua visita ao país, Ellen Sirleaf foi acompanhada pelo presidente da Comissão da CEDEAO e pelos  chefes da diplomacia do seu país e da Serra-Leoa e pelo Ministro/Secretário Geral da República da Guiné-Conacri.

O “Acordo de Bissau”, rubricado a 10 de Setembro último pelos actores políticos guineenses e sob o patrocínio da CEDEAO, prevê, entre outros, a criação dum “Governo Inclusivo e de Consenso” para, nomeadamente proceder  as revisões da Constituição da República e das Leis Eleitorais,a implementação das reformas na Administração Pública e no sector da Defesa e Segurança e garantia de uma paz social, com destaque para o sectores da educação e saúde.
ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário