quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Cabo Verde

Três chefes de Estado marcam presença na tomada de posse do  Presidente Fonseca  
Bissau,20 Out 16(ANG) – Os presidentes da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, do Senegal, Macky Sall, e do Mali, Ibrahim Boubacar Keita vão marcar presença na tomada de posse do reeleito Presidente caboverdiano Jorge Carlos Fonseca, cuja cerimónia se realiza hoje na Cidade da Praia.
 
Segundo a Inforpress que cita uma nota do governo, do rol das entidades e países convidados para o referido acto, os Estados Unidos estarão representados pela secretária para África, Linda Thomas Greenfield, a Guiné-Conakri, Guiné-Equatorial e Japão terão representações ao nível de embaixadores.

O Estado português far-se-á representar pelo antigo Presidente da República, Ramalho Eanes, estando também confirmada a presença do ex-primeiro-ministro e líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

Da lista de confirmações fazem ainda parte o secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Murargy, e o vice-presidente da comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Edward Singhate, bem como os ministros da Defesa do Brasil, Raul Jungman, e dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe, Urbino Gonçalves Botelho.

A maior delegação será a do Senegal, com 24 pessoas, onde se incluem, além do chefe de Estado, o ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Senegaleses no Exterior, Mankeur Ndiaye, e a ministra do Turismo e dos Transportes Aéreos, Maïmouna Ndoye Seck.

Segue-se a do Mali com 20 pessoas, incluindo o ministro dos Negócios Estrangeiros, e a da Guiné-Bissau com 13 elementos, também integrada pelo titular da pasta da diplomacia.

A cerimónia de posse que conta com 1500 convidados, está marcada para as 15:00 local, no Largo da Biblioteca Nacional, junto do memorial ao herói da independência Amílcar Cabral, por o edifício da Assembleia Nacional estar atualmente em obras.

Para o efeito será montada uma tenda, onde se reunirão em sessão especial os 72 deputados à Assembleia Nacional, perante os quais Jorge Carlos Fonseca tomará posse.

A cerimónia começa com a verificação por parte do presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Jorge Santos, da existência de quórum na sessão, procedendo-se em seguida à leitura da ata relativa à eleição do Presidente da República e o auto de posse.

O jurista e constitucionalista Jorge Carlos de Almeida Fonseca foi reeleito, a 02 de Outubro, para um segundo mandato de cinco anos com 74 por cento dos votos e toma posse no dia em que completa 66 anos. 
ANG/Inforpress

Sem comentários:

Enviar um comentário