sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Comunicação social



Vice-presidente da ANP critica “posicionamento tendencioso” de alguns órgãos de informação
 
Bissau, 28 Out 16 (ANG) - O Vice-presidente da Assembleia Nacional Popular criticou  quarta-feira o posicionamento de  alguns órgãos de informação, sobretudo públicos que têm vindo a deixar transparecer  atitudes tendenciosas na divulgação de informações, ocultando factos importantes publicados pelos órgãos da soberania e optando-se pela censura a favor de interesses pessoais.

Ao presidir a cerimónia de enceramento do seminário sobre “A Regulação Editorial no Online”  Inácio Correia disse acreditar que os resultados saídos nos deferentes painéis do seminário vão contribuir não só para o desenvolvimento político e socioeconómico e cultural do país,  como também para a modificação desse tipo de posicionamento de alguns órgãos, eticamente reprováveis.

Inácio Correia acrescenta que a realização do evento no país é de muita importância tendo em conta a actual situação politica do pais  que exige dos  profissionais da comunicação social uma atuação mais responsável, e que  não permite influencias de interesses que põem em causa  a ética, imparcialidade e a objetividade do trabalho jornalístico.

Correia garantiu que processo da revisão Constitucional ira reforçar o poder da comunicação social, com o propósito de torna-lo mais independente e permitir que os seus profissionais possam exercer as suas actividades com total liberdade e isenção.

Nesta base, segundo Inácio Correia, os diretores dos órgãos públicos passarão à ser nomeados através de concurso público evitando assim o papel de subalternidade  aos interesses contrários as regras de imparcialidade, da isenção e a objetividade que uma informação deve ter.     

Entretanto um dos oradores do tema da Independência Editorial, o jornalista da RTP José Rodrigues dos Santos disse que os Conselhos e Entidades Reguladoras da Comunicação Social devem defender os jornalistas do poder político, porque nenhum país pode chegar ao desenvolvimento se encorajar a mentira e se oculta a verdade.   

 ANG/LPG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário