quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Crise Política

Guineenses apelam entendimento entre actores políticos


Bissau, 13 Out 16 (ANG) – Alguns cidadãos guineenses apelaram ao entendimento no seio da classe política, sobretudo entre aAssembleia Nacional Popular (ANP), o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e Partido da Renovação Social (PRS) e os 15 deputados expulsos pelos libertadores, como forma para a saída da crise política no País.

Ouvidos hoje pela Agência de Notícias da Guiné – ANG, os cidadãos Kabi Sanha, Bassinho Djasse, Francisca da Costa e Alimatu Seide foram unânimes em apelar ao entendimento dos actores políticos do país.

O estudante universitário do curso de Direito, Kabi Sanha considerou de crítico o actual momento político que o país vive exortando aos políticos a pensarem no interesse geral e não partidário de forma a encontrar uma solução que permita ao país sair da actual crise política institucional.

“Hoje em dia não existe nada que possa dar garantia de que a situação vai melhorar tendo em conta as opiniões dos signatários sobre o acordo da Comunidade Económica dos Estados África Ocidental (CEDEAO), que temos vindo a ouvir relativamente a  quem deve liderar o governo de consenso.Por isso peço aos políticos para privilegiarem o diálogo como mecanismo de busca de saída desta situação”, indicou o estudante universitário.

Sanha criticou o grupo dos deputados expulsos do PAIGC, por recusar o convite formulado pelo Secretariado Nacional desta formação política, o que considera ser uma oportunidade para estes criticarem todos os aspectos que acharem anormal e que poderia culminar numa reconciliação no seio dos libertadores e acabar com a actual crise que o país enfrenta há mais de um ano.    

“Na minha opinião enquanto guineense, os políticos devem defender o interesse do povo, por isso devem continuar com o diálogo para encontrar uma solução para o fim da legislatura” aconselhou Bassinho Djasse, aluno da 11ª classe do Liceu Rui Barcelos da Cunha.

Enquanto  mulher da atividade económica, Francisca da Costa, saleintou que os deputados são eleitos para defender o interesse do povo,razão pela qual disse não haver  razão para toda esta situação, a que recusa de chamar de crise, mas sim de desacertos de ideias.

Da Costa recordou que a situação política estava melhor no início da actual legislatura por isso apelou um bom senso no seio dos atores políticos e em particular entre os cinco partidos com assento parlamentar, para o bem da sociedade guineense em geral.

Por sua vez, Alimatu Seidi começou por pedir a reabilitação da estrada do Bairro de Pessak e em relação a actual situação política do país pediu igualmente o entendimento que passa pela cedência das partes durante as negociações. ANG/LPG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário