sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Saúde Preventiva


                  Comemora-se hoje Dia Mundial de Lavagem das Mãos

Bissau, 14 Out.16 (ANG) - O mundo assinala hoje, dia 14 de Outubro, o “Dia Mundial da Lavagem das Mãos”, sob o lema: “Faça da lavagem das mãos um hábito”.

De acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lavar as mãos com água e sabão pode reduzir as mortes de até 41% dos recém-nascidos.

 Acrescenta esta agência da ONU, que Vírus e bactérias estão por toda a parte, principalmente nas mãos. Quando não lavadas corretamente (com água e sabão, por exemplo), as mesmas (mãos) podem ser as principais vias de transmissões de doenças.
Ainda, de acordo com as organizações que intervêm no sector da saúde, a lavagem das mãos, também ajuda no combate as epidemias.

Para manter a mão limpa e livre de bactérias, as entidades sanitárias aconselham, entre outros, o uso do sabão ou detergente, esfregar as palmas das mãos, esfregar todos os dedos e os espaços entre os dedos e, no final, enxugar bem as mãos com um pano limpo.

Na Guiné-Bissau, a cerimónia oficial para assinalar a data realiza-se esta tarde, aqui em Bissau, pelo Ministério dos Recursos Naturais em parceria com a Representação do UNICEF no país.

O Dia Mundial da Lavagem das Mãos é celebrado desde 2008, no momento em que foi celebrado o Ano Internacional do Saneamento.
ANG/QC

Sem comentários:

Enviar um comentário