quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Formação

               Profissionais dos media discutem sustentabilidade do sector

Bissau,12 Out 16(ANG) - O Ministério da Comunicação Social da Guiné-Bissau e o Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), organizam de 12 à 14 de outubro, o Fórum dos Média sobre a sustentabilidade do sector no país.
Aspecto dos participantes

O encontro tem como objectivo fazer um diagnóstico dos media na Guiné-Bissau, identificar os problemas chaves do sector e propor soluções, bem como discutir as fragilidades, os desafios e as oportunidades que o sector dispõe. 

Durante os três dias, os profissionais dos media terão oportunidade de conhecer experiencias de outros países e boas práticas de gestão de empresas média. As recomendações que sairão deste forum poderão dar pistas para o desenho de uma política nacional para o sector.

Apesar do apoio dos parceiros e do esforço dos sucessivos governos, a fragilidade do sector persiste. A insustentabilidade económica dos média e a fraca capacidade de gestão das empresas de média colocam os jornalistas numa posição de extrema vulnerabilidade face às pressões dos poderes político e económico. 

Neste contexto os média Bissau-guineenses estão impedidos de desempenhar a sua função essencial de vigilância da governação e de contribuir para a saúde da democracia.

A realização deste encontro nacional dos profissionais, gestores e proprietários dos média Bissau-guineenses é uma oportunidade para identificar os principais problemas e encontrar soluções para a sustentabilidade e fortalecimento de um sector crucial para a paz, o desenvolvimento e a boa governação.
ANG/Rádio Jovem

Sem comentários:

Enviar um comentário