quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Acordo da CEDEAO

Signatários vão reunir-se na Guiné-Conacri

Bissau, 05 Out 16 (ANG) O Presidente da Assembleia Nacional anunciou hoje que os actores políticos que assinaram o acordo mediado pela CEDEAO, em Setembro último, em Bissau, terão “brevemente” um encontro na República de Guiné-Conacri, para se ultrapassar o actual impasse na governação do país.

A saída do encontro com o Presidente da República, Cipriano Cassamá afirmou que o mesmo foi convocado por José Mário Vaz, com o objectivo de se “inteirar da interpretação que cada um dos signatários faz do acordo”.

Sem revelar o formato de um governo inclusivo pretendido nem o nome do futuro Primeiro-ministro, o Presidente da ANP disse que entregou uma proposta ao Chefe de Estado, com vista a “tirar o país, com urgência, da situação vergonhosa” em que se encontra.

Cipriano Cassamá que defende a implementação do referido acordo “pelos próprios guineenses”, revelou que convidou ao Presidente da República para presidir a abertura da IVª Conferência dos Órgãos Reguladores da Comunicação dos Países e Territórios da Língua Portuguesa.

No dia 10 de Setembro último, os actores políticos assinaram um acordo, sob proposta e mediação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que, nomeadamente prevê a criação de um “governo inclusivo e de consenso”, no sentido de ultrapassa a crise política no país, que dura há mais de um ano.

Desconhece-se a data de realização desse encontro de Conacry, hoje anunciado pelo presidente da Assembleia Nacional Popular. ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário