quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Crise política


Sociedade Civil revela promessa de Alpha Condé de pedir ao José Mário Vaz, para  nomear um Primeiro-ministro indicado pelo PAIGC

Bissau, 20 Out 16 (ANG)O Presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento disse que o mediador da  crise política  no país, o chefe de Estado da Guiné Conacri, Alpha Condé,   prometeu pedir ao Chefe de Estado José Mário Vaz, no sentido de aceitar o nome indicado pelo PAIGC (dentre os três propostos) para liderar o próximo governo.
Jorge Gomes

 Durante uma conferência de imprensa, na quarta-feira  em Bissau, Jorge Gomes, acrescentou que a escolha duma figura ligada ao PAIGC, no entender de Alpha Condé, pode contribuir para acalmar os ânimos.

Contudo, Gomes afirmou que cabe ao Presidente da República, José Mário Vaz,  anunciar a figura que irá assumir as funções do Primeiro-ministro, como segundo as suas palavras, foi recomendado em Conacri.

 Ainda nessa conferencia de imprensa as organizações da Sociedade Civil e as confissões religiosas  exigiram aos subscritores do acordo político de 14 deste mês em Conacri, o seu “cumprimento integral e a letra”, com vista a formação dum novo governo “inclusivo e de consenso”.

 Porque, acrescenta Jorge Gomes: “o mesmo foi lido na presença de todos” e aos signatários foram “dados a possibilidade de apresentarem dúvidas ou questões que julgarem pertinentes”.

“Na altura, ninguém se opôs, pelo que o momento é extemporâneo e nem é oportuno qualquer interpelação ao acordo pelas partes assinantes”, acrescentou.

Quanto  a polémica entre os partidos PAIGC e o PRS, em relação a quem deve ser o futuro Primeiro-ministro, este responsável da sociedade civil assegurou que não houve em Conakry, a escolha em concreto, de um dos  três nomes propostos para chefiar executivo de “consenso e inclusivo.
  
De referir que,O Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento havia advertido  a classe política guineense para que se entendesse sobre  a formação dum governo de unidade nacional, caso contrário, convocará manifestações populares para exigir a estabilização política e governativa da Guiné-Bissau.
ANG/QC /SG




Sem comentários:

Enviar um comentário