terça-feira, 18 de outubro de 2016

Direitos Humanos

Presidente da Liga pede enceramento das Instalações prisionais da PJ


Bissau, 18 Out 16 (ANG) – O Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), pediu hoje o encerramento das prisões  da Polícia Judiciária(PJ) por considerar  que não dispõem de condições para a detenção de pessoas.

Presidente da LGDH Augusto Mario
 Augusto Mário da Silva que falava à imprensa após uma visita às instalações da PJ, denunciou  que a prisão da PJ tem  capacidade para albergar 25  pessoas mas  está a  albergar 90 .

“ As alturas das celas são baixas, não permitem a entrada de ar, o que faz os reclusos permanecerem em ambiente de muita temperatura”, revelou Augusto Mário.

Acrescentou  que  as casas de banho não funcionam em pleno, e que os esgotos acabam por introduzir nas celas.

Aquele responsável referiu  que antigamente os prisioneiros eram castigados  conforme os actos cometidos, mas que agora, com o evoluir do tempo viu-se que devem ser criadas as condições mínimas de detenção dos condenados, porque ainda podem ser úteis à sociedade.

 “Estamos a trabalhar com os nossos parceiro para vermos se conseguiremos ciar as condições necessárias em todos os centros de detenção do pais”, disse .

Entretanto, o Director-geral  dos Serviços Prisionais, do Ministério da Justiça, Mussa Baldé, disse que, para fazer face à essa situação, o governo, através da Camara Municipal de Bissau, já  disponibilizou  um terreno para a construção de novas instalações da PJ, com  apoio de parceiros.

Em relação a fuga de reclusos ocorrida segunda-feira, Mussa Baldé revelou que tudo aconteceu quando os guardas prisionais foram as celas avisar que já não havia mais visita.

“Os fugitivos já haviam escondido atrás das portas, e na  altura havia apenas  três guardas a vigiar os 59 reclusos. Atacaram os guardas com objectos cortantes, dois deles ficaram feridos, e um acabou por morrer”, disse Baldé acrescentando que dois guardas ficaram igualmente feridos.

ANG/LLA/SG

2 comentários:

  1. 11:42







    Prezados, gostei muito do seu blog. Qual a forma de contato direto disponível? Você possui um email ou número de Telefone no qual pode disponibilizar ? Como devo proceder ?
    Desde já, agradecida
    Larissa

    ResponderEliminar





  2. Prezados, gostei muito do seu blog. Qual a forma de contato direto disponível? Você possui um email ou número de Telefone no qual pode disponibilizar ? Como devo proceder ?
    Desde já, agradecida
    Larissa

    ResponderEliminar