terça-feira, 4 de outubro de 2016

Ensino

Greve dos professores pode dentro em breve ser suspensa

Bissau,04 Out 16 (ANG) – A greve dos professores está prestes a ser suspensa devido a acordos alcançados na maioria dos pontos constantes no Caderno Reivindicativo, restando apenas a assinatura do Memorando de Entendimento, anunciou hoje o Presidente da Comissão Negocial de greve dos dois sindicatos.

Em declarações à ANG, Alfredo Biaguê disse que apesar do consenso alcançado, ainda existem alguns pontos a serem cumpridos de imediato, nomeadamente a devolução do salário que foi descontado aos docentes na observância de greve decorrido no último ano letivo e o pagamento do ordenado em atraso aos professores contratados e novos ingressos, referentes ao ano transato.

Biaguê explicou que as dívidas de 2012 e 2013 serão pagas aos professores doentes e um mês vencido e atrasado simultaneamente até ao final do ano em curso.

Questionado sobre para quando a aplicação da Carreira Docente aquele responsável respondeu que a parte normativa já foi revisada faltando a parte financeira para ser concluída, e a sua possível aprovação no Orçamento Geral do Estado de 2017.

O sindicalista informou ainda que a educação é pilar de desenvolvimento de qualquer país, frisando que os professores não podem ser trabalhadores dos pais e encarregados de educação como tem estado a acontecer com os novos ingressos em algumas comunidades, em que alguns docentes foram utilizados nos trabalhos de limpeza de hortas para depois serem pagos.

Alfredo Biaguê anunciou ainda que durante a referida negociação foram informados de que brevemente os professores do ensino público passarão a beneficiar do subsídio de “giz”.  

Alfredo Biaguê advertiu aos professores para não voltarem as salas de aulas até quando receberem o aval dos dois sindicatos do sector educativo.

Os professores iniciaram o novo ano lectivo com uma greve de 10 dias, reivindicando a aplicação de Carreira Docente e o pagamento de salários atrasados, entre outras.ANG/JD/SG 


Sem comentários:

Enviar um comentário