sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Saúde Pública



Clínica “Céu e Terra”, contribuí na melhoria da qualidade de vida das pessoas infectadas pelo VIH-Sida

Bissau, 14 Out 16 (ANG) - O Diretor-geral da Clinica “Céu e Terra”, afirmou que um dos objectivos da sua criação é de contribuir na melhoria da qualidade de vida das pessoas infectadas pelo VIH/SIDA.
 
De acordo com Noel Vieira em declarações exclusivas à Agência de Notícias da Guiné, a clínica foi criada no ano 2000 e que iniciou o seguimento pré-natal a partir de 2011 com o objectivo de contribuir na redução da mortalidade materna infantil no país.

  A Guiné-Bissau é um dos piores países do mundo na índice da mortalidade materna infantil e com o nosso serviço conseguimos rastrear as grávidas e identificar as que estão infectadas com o VIH para evitar a transmissão do VIH para a criança”, disse o DG da referida Clínica. 

Acrescentou que o serviço daquela clinica está dividida em dois blocos dentre os quais o centro de tratamento ambulatorial onde se faz seguimento dos pacientes seropositivos e centro materno infantil no qual se faz o seguimento pré-natal e pós-natal das gravidas em geral.

“O centro possui um aparelho de ecocardiograma através do qual faz diagnósticos de pessoas com problemas cardíacos e conta com uma equipa de especialistas que fazem seguimentos destas patologias, assim sendo qualquer pessoa pode ter acesso aos serviços clínicos de Céu e Terra”, realçou Noel Vieira.

O DG da clinica “Céu e Terra” explicou que os serviços de seguimento dos seropositivos são gratuitos devido ao Plano Nacional de Luta contra Sida (PNLS), sublinhando que os fundos são provenientes de doações e financiamentos das organizações filantrópicas. 

Referiu que, para consulta pré e pós-natal faz-se algumas cobranças, muito abaixo dos preços praticados noutros centros públicos de saúde, com o fim de recuperar os custos de modo a garantir a rotatividade das atividades e de evitar lacunas na prestação de serviços.

A clinica “Céu e Terra” oferece assistência domiciliar e familiar através de um grupo de 24 ativistas formados para o efeito e coordenados por 2 assistentes sociais apoiados por um psicólogo e um médico.

A Associação, “Céu e Terra”, é uma ONG guineense, criada no ano 2000 e trabalha na Guiné-Bissau desde a sua criação. Deve a sua origem ao desejo e trabalho de uma associação homóloga italiana “Cielo e Terre”.
ANG/AALS/ÂC



Sem comentários:

Enviar um comentário