quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Política



        “Não é por agora a aplicação do acordo de Conacry”, diz Silvestre Alves

Bissau, 26 Out 16 (ANG) – O Presidente do Partido Movimento Democrático Guineense (MDG) disse terça-feira que o Acordo de Conacri está em causa porque até ao momento o grupo dos 15  não voltou ao PAIGC como foi acordado.
Silvestre Alves

Silvestre Alves que falava à imprensa a saída da auscultação presidencial com os partidos políticos sem assento parlamentar, disse que a situação está muito complicada e confusa, acrescentando que no seu entender a chave da solução do problema da Guiné-Bissau passa pelo grupo dos 15, porque são eles que estão a inviabilizar o país. 

“Não é por agora a implementação do Acordo de Conacri. Aconselho ao Partido da Renovação Social (PRS) e o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) no sentido de procurarem o acordo em volta de duas figuras, porque a terceira não deu prova nenhuma que se justifique coloca-lo em pé de igualdade com os outros, Não tem perfil para ser chefe do governo”, avisou.

Alves não identificou o nome dessa terceira pessoa, mas analistas acreditam que esteja a referir-se ao Umaro Sissoco, tido como a figura próxima ao Presidente da República.

Os dois outros nomes são de Augusto Olivais, dirigente do PAIGC e de Aladje João Fadia, actual director nacional do BCEAO.

Afirmou que o Presidente da República José Mário Vaz está impotente perante o  problema, porque não pode obrigar nenhum militante do PAIGC à voltar ao partido clarificando que a militância é um direito pessoal e livre.
ANG/JD/SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário