sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Comunicação Social


Plataforma das Entidades Reguladoras da CPLP recomenda revisão  das legislações nacionais 
 
Bissau,2 Out 16 (ANG) – Os participantes do V Fórum da  Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Território de Língua Portuguesa (PER) recomendaram  a revisão  das legislações nacionais do sector, para salvaguardar a protecção dos direitos dos jornalista no contexto de edições on line.

A recomendação consta no documento final de três dias de reuniões do Fórum que decorreu em Bissau, cujo a cerimónia de enceramento teve lugar esta quarta-feira.

Segundo o documento, a Organização vai promover livre exercício de actividades jornalísticas, direito à informação, liberdade de imprensa, a independência dos órgãos, o fomento do respeito pelos direitos e liberdade dos cidadãos e a promoção da língua portuguesa.

A PER defende igualmente a necessidade de requalificar as actividades jornalísticas com base no cumprimento da ética e deontologia profissional, porque conforme a organização, o jornalismo deverá ser uma actividade certificada e diferenciada de outros modos de comunicações que com o qual se possa confundir, mas que não obedecem as mesmas normas éticas de veracidade,  objetividade e  conformidade com a realidade dos factos.

A organização pede o respeito pelo Código Deontológico no exercício de actividades jornalística com total independência e compromisso  aos respetivos estatutos editoriais.

Por outro lado, os participantes manifestaram  as suas preocupações em relação ao uso dos meios da comunicação social para difusão de ideias negativas, em desrespeito a dignidade da pessoahumana, bem como ao direito ao bom nome, enfatizando que o discurso de ódio não é  liberdade de expressão. 

ANG/LPG/ ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário