segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Crise política



           Cidadãos nacionais se divergem quanto a proposta de solução

Bissau,31 Out 16 (ANG) – Alguns cidadãos nacionais propuseram hoje a dissolução do parlamento e formação de um governo de iniciativa presidencial como forma de ultrapassar a actual impasse político prevalecente no país.

Na auscultação feita pela ANG, outros defenderam o regresso dos  15 deputados do PAIGC expulsos do partido de maneira a por fim à crise política que paralisa vida do país há mais de ano. 

Por exemplo, o Pastor Virgulino Gomes propõe a dissolução do parlamento pelo Presidente da República e a formação de um governo de iniciativa presidencial que terá como missão organizar novas eleições, caso contrário, segundo Gomes, o país vai  continuar na situação de instabilidade governativa.  

Quanto aos três nomes que desfilam para o cargo do futuro Primeiro-ministro da Guiné-Bissau Virgulino Gomes disse que nenhum deles reúne consenso dos políticos, porque cada uma das partes envolvidas continua a defender os seus interesses e não os do povo, por isso reafirma a sua opinião sobre a dissolução do parlamento.

“Eu julgava que os políticos voltaram da República da Guiné-Conacri com uma solução para a saída da crise, mas  a situação piorou, porque o Presidente da República concluiu o processo de auscultação, mas até hoje ainda não conseguiu nomear o novo primeiro-ministro, por falta de consenso a volta do nome do futuro chefe do governo”, lamentou o eletricista Costantino Nhaga.

Em relação a dissolução do parlamento e realização de novas eleições que alguns propõe o eletricista não concorda com a  ideia, alegando que os problemas do país não se resolvem com simples eleições, porque  nenhum partido político pensa no desenvolvimento da Guiné-Bissau e na melhoria de condições dos cidadãos. 

Nhaga sugere  um diálogo permanente entre todas as forças da nação para alcançar um entendimento definitivo.

Por sua vez, Quentim Sanhá responsabiliza o PAIGC pela actual situação vigente no país há mais de um ano, devido as suas divergências internas, tendo fundamentado que esta formação política foi escolhido pelo povo para dirigir o país da melhor forma possível, mas fez tudo ao contrário.

Disse que a solução para actual crise passa pelo regresso do grupo dos 15 ao PAIGC ou escolha de outra figura independente ou seja que não pertence a nenhuma formação política.

 A estudante universitária Fatumata Seide lamentou o actual momento político do país, e disse que a situação está a piorar dia após dia, por isso pede aos actores políticos a colocarem o interesse da Guiné-Bissau em primeiro lugar.

Maria de Fátima disse que a situação está difícil pelo que o Presidente da República deve tomar uma decisão para pôr fim à crise política e permitir o funcionamento do sector do ensino, para que crianças possam frequentar as aulas.

Ela concorda com a  dissolução do parlamento e a formação de um novo governo de iniciativa presidencial que irá dirigir o país até as próximas eleições , em 2018.

Enquanto isso, a estudante universitária, Aua Camara, disse que hoje em dia pouco importa identificar quem é culpado pela crise política.

Para ela o mais importante neste momento é  encontrar uma saida para esta situação, razao pela qual apela aos actores políticos para se sentarem à mesa e  discutirem ao fundo a situaçao politica e  encontrar uma solução .  
ANG/LPG/ÂC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário