quinta-feira, 6 de outubro de 2016

ONU



                            António Guterres eleito novo Secretário-geral

Bissau,06 Out 16(ANG) - António Guterres, foi eleito secretário-geral da ONU, depois de ter superado com sucesso a sexta votação, nesta quarta-feira.

O candidato português, ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, foi, segundo as agências de notícias internacionais, a escolha unânime dos membros do Conselho de Segurança, que vai ser formalizada na quinta-feira.

Nas anteriores cinco votações Guterres foi sempre o preferido da Assembleia Geral, mas a candidatura de última hora da búlgara Kristalina Georgieva chegou a ensombrar a provável vitória do antigo primeiro-ministro de Portugal.

António Guterres ficou à frente e não recolheu nenhum veto na sexta votação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova Iorque, para eleger o próximo secretário-geral da organização.

O Conselho de Segurança, com a presença de todos os embaixadores, anunciou que o português era o "vencedor claro" e que avançava já na quinta-feira para a aprovação de uma resolução que propõe o nome de Guterres para aprovação pela Assembleia Geral.

Depois de cinco votações em que os votos dos 15 membros eram indiscriminados, os votos dos membros permanentes (China, Rússia, França, Reino Unido e Estados Unidos) foram destacados pela primeira vez, não ficando visível algum caso de veto.

António Guterres venceu as cinco primeiras votações para o cargo, que aconteceram a 21 de julho, 05 de agosto, 29 de agosto, 09 de setembro e 26 de setembro. ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário