terça-feira, 18 de outubro de 2016

Política


Presidente da República reitera que  futuro primeiro-ministro será figura de sua confiança

Bissau,18 Out 16(ANG) - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, reafirrmou segunda-feira que vai indigitar uma figura de sua confiança para ser o Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, e que irá permitir uma sã coabitação com o chefe de Estado.

José Mário Vaz
José Mário Vaz ,em declarações à imprensa ao regressar de um dia da visita à Portugal disse que dificilmente terá unanimidade à volta da escolha que vai fazer, mas ouvirá as partes para tentar reunir o mínimo de consenso que permita desbloquear o país.

Sobre o nome de Umaro Sissoco, para as funções do futuro primeiro-ministro o chefe de Estado nega que seja uma figura desconhecida no seio da classe política e disse que não pode revelar os seus próximos passos.

O Presidente da República deixou entender que só vai iniciar o processo de implementação do acordo assinado em Conacri quando voltar da cerimónia  de investidura do Presidente de Cabo-Verde, a ter lugar na quinta-feira.

José Mário Vaz disse que foi a Lisboa analisar a situação política vigente em Bissau com o homólogo português já que Marcelo Rebelo de Sousa não estará em Cabo-Verde, na cerimónia da tomada de posse do Presidente cabo-verdiano.

O chefe de Estado pretende aproveitar a presença dos Chefes de Estado da CPLP na cidade de Praia para pedir conselhos e analisar a crise guineense. 
ANG/Rádio Jovem

Sem comentários:

Enviar um comentário